Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Município distinguido com o prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas

 

A cerimónia, que decorreu no dia 4 de novembro, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, durante a realização do 15.º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, distinguiu o projeto Biblioteca no Bairro, desenvolvido pela Biblioteca Municipal Ary dos Santos, como ação de proximidade com a população que reside na Urbanização Municipal da Quinta do Mocho, em Sacavém.

O projeto, direcionado para a promoção da leitura e de acesso à cultura lusófona, foi rapidamente acolhido pela população do bairro, principalmente pelas crianças, devido à sua programação focada no público infantil e nas famílias, potenciando o contacto com os livros, música, cinema e animações da biblioteca ‘fora de portas’.

“O projeto está centrado na inclusão dos que menos oportunidades têm”, começou por afirmar o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Paulo Piteira, na cerimónia de entrega do prémio.

“A aposta na inclusão dos cidadãos que residem num bairro municipal”, através deste projeto, “a par de outras iniciativas que aí temos procurado desenvolver ao longo dos últimos anos, é um poderoso contributo para que as pessoas ganhem sentimento de pertença, identidade e combatam aquilo que por vezes passa também pela autoexclusão”, lembrou Paulo Piteira, acrescentando que “muitas vezes as pessoas têm a ideia de que a biblioteca não é para elas e a forma de ultrapassar essa ideia é exatamente aproximarmo-nos das pessoas. E esse é o grande mérito deste projeto”.

Um projeto desenvolvido por “gente inquieta, que não se conforma e busca novos caminhos para o desenvolvimento da sua atividade. Gente que não fica à espera que as pessoas lhe entrem pela porta dentro. Que vai à procura das pessoas, que fica no seu percurso, que está junto delas e que as procura motivar a fazerem do livro uma ferramenta para uma melhor integração do ponto de vista social”, mas principalmente “para abrirem a janela do mundo e do conhecimento”, revelou.

Paulo Piteira fez ainda questão de referir que esta distinção enche de orgulho o Município de Loures, “mas confere agora uma maior responsabilidade em relação ao futuro, para encontrarmos novas respostas para aquilo que se espera de nós. É a demonstração clara de que se pode prestar serviço público de grande qualidade”, concluiu.

Recorde-se que o projeto Biblioteca no Bairro teve início em setembro de 2018 e decorrerá até junho de 2020, na Quinta do Mocho, em Sacavém, encontrando-se já em preparação o seu alargamento a outros bairros no Município.

 

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

24 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

A Presidência em Unhos

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.