Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Geopark Terras de Cavaleiros vai integrar programa de Orientação e Intercâmbio de Conhecimento da UNESCO

O Geopark Terras de Cavaleiros, no Município de Macedo de Cavaleiros, foi selecionado para integrar o Programa Global de Orientação e Intercâmbio de Conhecimento de Geoparques da UNESCO. Este é um novo projeto de mentoria que procura ajudar os parques que se candidataram a geoparques da UNESCO a cumprirem os requisitos e a concluírem o processo de inscrição.

O Geopark Terras de Cavaleiros foi um dos selecionados para integrar este programa pioneiro da UNESCO e vai receber dois representantes do Parque Nacional Los Nevados e do Geopark Aspirante Vulcânico El Ruiz (ambos da Colômbia), que permanecerão em Macedo de Cavaleiros entre 8 e 24 de novembro e receberão a oportunidade de aprenderem a gerir um geoparque, bem como a oportunidade de participarem nas atividades aos níveis da Geoconservação, Geoeducação e Geoturismo.

Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros e da Associação Geoparque Terras de Cavaleiros, explica que “é uma honra muito grande para nós sermos escolhidos como um dos geoparques mentores que irá ajudar os parques aspirantes”. “É um claro sinal de que o trabalho que estamos a desenvolver está a ser bem feito e que pode ser útil para os parques aspirantes que pretendem entrar na rede global da UNESCO”, salienta.

O Programa Internacional de Geociências e Geoparques da UNESCO (IGGP) tem como principal missão estreitar o apoio e dar visibilidade ao desenvolvimento de projetos de ciência e de divulgação na área das Ciências da Terra. Enquanto promotores do Programa Global de Orientação e Intercâmbio de Conhecimento de Geoparques da UNESCO, o IGGP selecionou nove geoparques integrantes da Rede Global e dez aspirantes.

Os Geoparques Globais da UNESCO são áreas geográficas unificadas e únicas, onde locais e paisagens de importância geológica internacional são geridos com um conceito holístico de geoconservação, proteção ambiental, educação e desenvolvimento sustentável. A sua abordagem deverá ser de baixo para cima, conciliando conservação e desenvolvimento sustentável, envolvendo sempre as comunidades locais. Atualmente existem 147 geoparques globais da UNESCO em 41 países.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

35 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Macedo de Cavaleiros - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Macedo de Cavaleiros

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.