Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Guimarães recebe reunião ministerial da Plataforma China-Europa para a Água

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, marca presença na Reunião de Alto Nível da Plataforma China-Europa para a Água, a decorrer esta sexta-feira, 08 de novembro, na Pousada de Santa Marinha, em Guimarães.

A sessão de abertura tem início às 09h00, com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança. Na reunião da 7.ª Conferência do Diálogo de Alto Nível da Plataforma China-Europa para a Água, estarão presentes o Ministro do Ambiente de Portugal, João Pedro Matos Fernandes, o Ministro dos Recursos Hídricos da China, E. Jingping, a Vice-Ministra da Agricultura e Florestas da Finlândia, Jaana Husu-Kallio, o Ministro da Energia e da Água de Malta, Joseph Mizzi, a Subdiretora Geral de Ambiente da Comissão Europeia, Joanna Drake, o Diretor Geral da Agência Sueca para a Gestão da Água e da Vida Marinha, Jakob Granit, e o Embaixador da China, Cai Run.

No final desta reunião, pelas 10h15, decorrerá a Assinatura da Declaração de Guimarães da Plataforma de Água China-Europa, seguida do momento para registo da foto da família.

Informa-se a comunicação social que pode recolher imagens entre as 8h45 e as 9h00 e assistir ao momento da Assinatura da Declaração de Guimarães e Foto de Família. No final do dia, o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, estará disponível para efetuar um balanço à jornada de trabalho, a partir das 17h30.

Esta ação é organizada conjuntamente pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática de Portugal, pelo Ministério dos Recursos Hídricos da China, pela Câmara Municipal de Guimarães e pela Universidade de Évora, contando com mais de duas centenas de personalidades do setor da água para partilhar experiências e boas práticas de gestão de recursos hídricos na União Europeia e na China, a decorrer na Cidade-Berço desde esta quarta-feira.

A Plataforma China-Europa para a Água foi estabelecida em março de 2012, em Marselha, e tem por objetivo promover a cooperação e o diálogo político, empresarial e científico entre os Estados-Membros da União Europeia e a China em matéria de gestão de recursos hídricos. Portugal é membro desta Plataforma desde a sua génese e entre 2020 e 2021 assumirá o Secretariado europeu desta Plataforma.

Na manhã de sábado, 09 de novembro, o dia é destinado à realização de visitas técnicas, com destaque para a realização de visitas às Bacias de Retenção de Guimarães, Estação de Tratamento de Água de Santa Eufémia de Prazins, gerida pela empresa intermunicipal Vimágua, bem como uma visita à Estação de Tratamento de Águas Residuais de Serzedelo.

Site para mais informações: www.cewppt2019.pt ambiente




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

27 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Guimarães - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Guimarães

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.