Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Fundador do Ceará homenageado na terra natal

Martim Soares Moreno, nascido em Santiago do Cacém e que ficou conhecido como o fundador do Ceará, no Brasil, é homenageado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, no dia 9 de novembro, às 10h30.

A receção decorre na sala de sessões do Município, seguida do descerrar de uma placa comemorativa na Praça Conde de Bracial. Uma homenagem integrada nas comemorações do quarto centenário da nomeação do 1.º capitão-mor do Ceará, e que será composto por um amplo programa evocativo, que se estende a Lisboa e à cidade brasileira de Fortaleza.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, reveste-se de “grande importância esta homenagem a um filho da terra que teve um papel tão importante para a história do Brasil, mas também de Portugal.” O autarca considera que esta ligação histórica entre Santiago do Cacém, a cidade de Fortaleza e o estado do Ceará “deve ser o princípio para se estabelecerem laços em áreas de interesse comum.”

Na homenagem em Santiago do Cacém estarão presentes representantes da Prefeitura de Fortaleza, do Instituto do Ceará e da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil-Portugal. A comitiva portuguesa é constituída pelo historiador José António Falcão,  Dr.ª Sara Fonseca, o arquiteto Ricardo Pereira, o mestre José Colaço, técnico do exército, que concebeu a placa evocativa, e o Professor António Abreu Freire, autor do livro “Roteiro de Martins Soares Moreno”.

Martim Soares Moreno nasceu em Santiago do Cacém, crê-se em 1586, ainda muito jovem chegou ao Nordeste do Brasil, em 1602. Integrou a expedição do sargento-mor Pêro Coelho de Sousa, em 1603, como ajudante na bandeira, durante a primeira investida portuguesa pelos territórios do Ceará até o Maranhão. A sua brilhante carreira militar fez com que fosse nomeado Capitão-mor do Ceará, em 26 de maio de 1619.

Estado do Ceará instaurou 26 de maio como o Dia Martim Soares Moreno, cujo o nome está inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Pantaleão da Pátria e da Libertade Tancredo Neves, em Brasília. O Exército brasileiro elegeu o seu nome para o Comando da 10ª Região Militar, em Fortaleza. O escritor José de Alencar fê-lo uma das figuras principais do romance Iracema (a índia tabajara dos lábios de mel), publicado em 1865, que é leitura obrigatória para todos os estudantes brasileiros. O que mostra a importância que este filho de Santiago do Cacém teve na história do Brasil.

  jQuery(document).ready(function($) { $(#facebook-after-30197).sharrre({ share: { facebook: true }, urlCurl: https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/plugins/genesis-simple-share/assets/js/sharrre/sharrre.php, enableHover: false, enableTracking: true, disableCount: true, buttons: { }, click: function(api, options){ api.simulateClick(); api.openPopup(facebook); } }); $(#twitter-after-30197).sharrre({ share: { twitter: true }, urlCurl: https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/plugins/genesis-simple-share/assets/js/sharrre/sharrre.php, enableHover: false, enableTracking: true, buttons: { }, click: function(api, options){ api.simulateClick(); api.openPopup(twitter); } }); $(#pinterest-after-30197).sharrre({ share: { pinterest: true }, urlCurl: https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/plugins/genesis-simple-share/assets/js/sharrre/sharrre.php, enableHover: false, enableTracking: true, buttons: { pinterest: { media: https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/uploads/martim-soares-moreno-1-2.jpg, description: } }, click: function(api, options){ api.simulateClick(); api.openPopup(pinterest); } }); $(#linkedin-after-30197).sha




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

34 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Santiago do Cacém - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Santiago do Cacém

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.