Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Semana da Segurança Infantil no Alentejo

As crianças não são adultos em miniatura, mas vivem em ambientes e espaços pensados por e para adultos, que não têm em conta as suas características. Esta desadequação dos ambientes, dos produtos e dos equipamentos, torna-as particularmente vulneráveis à ocorrência de acidentes!

A legislação exige que todos os serviços, espaços e produtos sejam seguros. No entanto, são comuns acidentes devido a artigos com defeito, partidos ou aos quais faltam peças, a montagem incorreta ou desrespeito pelas instruções de utilização, recurso a produtos em segunda mão ou emprestados, ausência de manutenção dos equipamentos, uma organização desadequada dos espaços e das atividades, além de falhas nos procedimentos de atuação.

As crianças são consumidores especialmente vulneráveis. Cabe aos profissionais e às famílias assegurarem que vivem, brincam, aprendem e se deslocam sem correr o risco de morrer ou ficar incapacitadas na sequência de um acidente evitável.

A APSI vai estar em Évora e Portalegre, a dinamizar diversas ações na área da Segurança Infantil, com o intuito de sensibilizar e capacitar os profissionais e as famílias do Alentejo para a prevenção dos acidentes com crianças em diferentes contextos e espaços.

Se é profissional de saúde, de educação, agente da PSP, GNR ou Policia Municipal, instrutor de condução, motorista ou vigilante de transporte coletivo de crianças, técnico/a de uma autarquia ou junta de freguesia, não perca a oportunidade de frequentar gratuitamente os WORSKSHOP DE SEGURANÇA INFANTIL da APSI (consulte aqui os temas e programa: Segurança em Casa | Segurança Rodoviária | Segurança na Escola e nos Espaços de Jogo e Recreio).

Se é pai, mãe, avó ou avô apareça no Consultório de Segurança da APSI para esclarecer todas as suas dúvidas sobre a escolha e utilização de artigos e produtos para crianças. No Centro de Verificação de Cadeirinhas poderá confirmar se utiliza no seu automóvel a cadeira mais indicada para cada criança, e se está corretamente instalada. Consulte aqui os locais e horários​.

Todas as ações são gratuitas.

Este Projeto é apoiado pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

104 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Reguengos de Monsaraz - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Reguengos de Monsaraz

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.