Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Nelson Conceição e convidados apresentam concerto inédito na Bienal Ibérica de Património Cultural em Loulé

09 de outubro 2019

O prestigiado músico, acordeonista e docente algarvio Nelson Conceição apresenta no próximo dia 11 de outubro, pelas 21h30, no Auditório do Solar da Música Nova, em Loulé, um espetáculo inédito no âmbito da Bienal Ibérica de Património Cultural, em que conta com vários convidados especiais: Petro Moroi (clarinete e saxofones) e Pedro Branco (percussões) – elementos da Banda Filarmónica Artistas de Minerva –, Paulo Machado (baixo), Todd Sheldrick (trompa) e Cristina Paulo (voz).

Loulé acolhe este ano, pela primeira vez, a Bienal Ibérica de Património Cultural, um evento de referência a nível europeu que constitui um ponto de encontro e fórum de debate para profissionais e instituições dedicadas ao Património Cultural. A sua área expositiva, a diversidade de atividades científicas e profissionais e a sua programação social resultam num evento único que tem por objetivo a promoção, valorização e visibilidade do setor do Património Cultural através da agregação dos diversos agentes e stakeholders que atuam no mesmo.

Assim, para o espetáculo que fecha o primeiro dia da Bienal, o Cine-Teatro Louletano fez uma encomenda a um prestigiado intérprete, compositor e docente ligado ao acordeão, Nelson Conceição, para se juntar a um ensemble da Banda Filarmónica Artistas de Minerva e a alguns convidados, numa contagiante fusão que revisita a portugalidade musical, percorrendo diferentes territórios que vão do fado ao cante alentejano, do jazz à música tradicional, sempre com uma roupagem contemporânea. As múltiplas inspirações e vivências musicais de Conceição são uma garantia de qualidade e inovação para um espetáculo que revisitará a tradição sem deixar de ter os olhos postos na atualidade, pois “quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto”.

Nelson Conceição, que estreou o seu disco “Descobrindo-me” neste palco louletano em março deste ano, é natural de Bordeira, uma localidade pródiga em grandes acordeonistas. Tem desenvolvido um trabalho de reconhecida qualidade e mérito na área do ensino, com mais de 100 prémios obtidos através dos seus alunos, a que se junta a recolha e recuperação do património imaterial relacionado com os seus antepassados. O prestigiado intérprete é coordenador do projeto “Terra de Acordeão” e tem gravado inclusivamente a maioria dos grandes nomes nacionais do acordeão no seu estúdio, sem esquecer a sua colaboração profunda em tradições como as Charolas. Tem sido elemento integrante de projetos de diferentes campos e contextos musicais quer na área mais popular como as “Moças Nagragadas” quer numa vertente mais vanguardista como o “Mito Algarvio Ensemble – Cyneticum”, sob a direção de João Frade.

O concerto tem a duração aproximada de 75 minutos, dirige-se a maiores de 6 anos e tem um custo associado por pessoa de 5 euros, sem descontos aplicáveis. A lotação é limitada.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt. Além disso, podem consultar a sua página de facebook – www.facebook.com/cineteatrolouletano ou o seu renovado website http://cineteatro.cm-loule.pt, ambos em permanente atualização, bem como a sua conta no instagram (cineteatrolouletano), existindo também a possibilidade de compra de ingressos nos locais aderentes ou online através da plataforma BOL, em https://cineteatrolouletano.bol.pt/

O Cine-Teatro Louletano é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé e está integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

29 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loulé - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loulé

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.