Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Loures assinalou os 109 anos da Implantação da República

 

As comemorações dos 109 anos da Implantação da República em Loures tiveram início no Cemitério Municipal, com a habitual deposição de uma coroa de flores no Mausoléu da Junta Revolucionária, momento ao qual se seguiu o Toque de Silêncio, protagonizado por um elemento da Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures.

“No 4 de outubro continuamos a preservar a memória da República, da sua implantação como um momento importantíssimo da nossa história nacional e do nosso concelho”, começou por dizer Bernardino Soares. “O Município vai continuar, no ponto de vista da recolha histórica e do simbolismo deste momento, a procurar preservar esta memória, bem como a valorizar os elementos republicanos que continuam a ser matriz da nossa sociedade e a fazer com que este pioneirismo de Loures na Implantação da República seja conhecido por todas as gerações e seja perpétuo na memória da nossa população”, continuou o presidente da Autarquia, anunciando que “vamos continuar a comemorar este 4 de outubro, em particular, no próximo ano, em que se comemoram 110 anos desta efeméride, com toda a dignidade e importância que este ato merece”.

Depois do discurso do presidente da Câmara Municipal de Loures, que assinalou esta efeméride no concelho, seguiu-se a apresentação de duas exposições: As Mulheres na I República, patente na capela, que retrata o papel da Liga Republicana das Mulheres Portugueses, bem como a importância das Mulheres em Loures e na causa da República; e A preparação da redenção da Pátria, no Núcleo Museológico do Cemitério de Loures, que relembra a preparação da revolta, organizada pelo Partido Republicano Português, desde 2 de outubro até à declaração do novo regime em Portugal, a 5 de outubro de 1910, em Lisboa. As exposições complementam-se na lembrança e descoberta dos papéis desempenhados por homens e mulheres naquela data.

Recorde-se que a comemoração do 4 de Outubro de 1910, em Loures, é uma das datas mais importantes para o concelho, porque representa a coragem e ousadia que um grupo de pessoas teve para declarar a implantação da República, quando em Lisboa a indecisão ainda imperava.

Um dia antes do resto do país, uma Junta Revolucionária decidiu tomar os Paços do Concelho de Loures e içar a bandeira da República, proclamando-a, acontecimento que faz deste concelho um território diferente.

Presentes nas comemorações do 109.º aniversário da Implantação da República em Loures estiveram também o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Paulo Piteira, os vereadores Gonçalo Caroço e Ivone Gonçalves, os presidentes das juntas de freguesia de Loures, Bucelas e Fanhões, Orlanda Rodrigues, Élio Matias e Jorge Simões, respetivamente.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

25 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.