Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Castelo de Arnoia de portas abertas no Dia Nacional dos Castelos

O dia de ontem, 7 de outubro, foi oficialmente o Dia Nacional dos Castelos, e Celorico de Basto viu o seu Castelo a celebrar este dia com uma iniciativa promovida pela Rota do Românico em parceria com o Município de Celorico de Basto e o Agrupamento de Escolas.

Durante a tarde de ontem, uma turma do 5G da Escola Básica 2 e 3 da Mota esteve no Castelo de Arnoia, o único Castelo inserido na Rota do Românico, e aprenderam as características deste estilo arquitetónico, presentes no Castelo e explicadas pelas técnicas do Serviço Educativo da Rota do Românico. Segundo Paula Monteiro da Rota, “esta atividade está inserida num projeto pedagógico, um projeto extenso que contempla variadíssimas atividades para várias faixas etárias e ciclos de estudo, para esta iniciativa em particular era importantes termos alunos do 5º ano que estão agora a aprender estas matérias neste ano letivo”.

O dia Nacional dos Castelos celebra-se desde 1984 e, desde 2003 que se estabeleceu o dia 7 de outubro como dia oficial, uma celebração que visa a promoção do património edificado. Segundo o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Fernando Peixoto “o Castelo de Arnoia edificado entre o Século XI e XIII, é o nosso símbolo arquitetónico, a nossa referência do património histórico mais marcante, outrora cabeça de terra, marco incontornável das terras de Basto, símbolo de defesa e grandiosidade. Um monumento que deve ser visitado por todos, sempre, todos os dias do ano”.

Durante esta visita ao Castelo as crianças aprenderam e brincaram, porque a “brincar também se aprende” e por isso, findas as explicações sobre o românico e a visita à torre de Menagem participaram em vários jogos tradicionais dentro do Castelo de Arnoia.

Muitas das crianças presentes nunca tinham visitado o Castelo de Arnoia como nos disse o aluno Tiago Queirós, “foi a primeira vez que vim ao Castelo, é muito bonito, e gostei muito de aprender como foi construído e que servia para defender as pessoas”.

Esta foi a forma de dar a conhecer o Castelo de Arnoia a 22 alunos do Agrupamento de Escolas, em pleno dia Nacional dos Castelos.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

18 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Celorico de Basto - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Celorico de Basto

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.