Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Câmara de Santiago do Cacém remodelou escola n.º 4 em Vila Nova Santo André

A Escola Básica n.º 4 de 1.º Ciclo com Jardim de Infância, em Vila Nova de Santo André, abriu portas, dia 16 de setembro, completamente remodela, ampliada e modernizada. Num investimento total de 970.716,60 euros, esta intervenção segue o sentido definido pela  Câmara Municipal de Santiago do Cacém para a educação como sendo uma área prioritária de ação e investimento. Professores, alunos, pais e encarregados de educação mostraram satisfação pelas novas condições que vão beneficiar as aprendizagens e o crescimento das crianças.

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, sublinhou que “as grandes obras de remodelação que se fizeram nesta escola foram para dar melhores condições a todos os alunos, aos professores e aos funcionários para que possam fazer o seu trabalho com outros meios”.

A intervenção realizada na EB n.º 4 de Vila Nova de Santo André vem no seguimento de um conjunto de investimentos que a Autarquia tem realizado nos últimos anos, na área da educação no Concelho. Como a EB n.º 3, também na mesma cidade, e a EB de Ermidas-Sado cuja construção fez parte do antigo Plano dos Centenários. “Nestas três escolas o Município investiu mais de dois milhões de euros”, salienta Álvaro Beijinha.

O Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho, manifestou a sua satisfação “por neste primeiro dia de aulas estas crianças, professores e funcionárias poderem encontrar uma escola tão bonita e ampla, e preparada para aprenderem da melhor forma com conforto e segurança. Foi esse o objetivo da Câmara Municipal, apoiada pela Junta de Freguesia”. O Autarca sublinhou as obras realizadas, e as que estão previstas para as escolas da Freguesia “não com esta dimensão, mas que visam fundamentalmente melhorar o nosso parque escolar e termos maior capacidade e melhores condições para que todos possam aprender”.

Álvaro Beijinha acrescentou que, no âmbito da política de educação para o Município, “decidimos atribuir de forma gratuita, e sem necessidade de devolução, os cadernos de fichas a todos os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. A colocação de quadros interativos em todas as salas do 1.º Ciclo, de sistemas de ar condicionado e a criação de salas de tecnologias da informação e comunicação (TIC), também no Pré-escolar as salas foram equipadas com computadores e acesso à Internet, “são estes um conjunto de investimentos que fazemos na área da educação porque esta é uma prioridade para nós e por isso vamos muito além daquilo que é a nossa responsabilidade legal.

As Atividades de Animação e Apoio à Família são exemplo disso, um serviço totalmente gratuito que permite aos pais das crianças no Pré-escolar a oportunidade de, das 08h30 às 18h30, terem quem acompanhe as crianças”, explica o Autarca. Esta iniciativa abrange cerca de 500 crianças do Concelho, suportando a Autarquia os vencimentos dos 43 funcionários, um valor na ordem dos 550 mil euros.

Outra das medidas assumidas pela Câmara Municipal para este ano letivo foi assegurar a totalidade do valor dos passes escolares aos alunos do Concelho, de todos os anos de escolaridade e de qualquer escalão de rendimentos, o que representa um investimento de 520 mil euros.

A obra de renovação da EB n.º 4 contemplou a substituição de janelas, a remodelação das instalações sanitárias, a criação de acessos com rampa acessível, a introdução de sistema de climatização e de painéis solares. Foi substituído o revestimento de fibrocimento e aplicadas divisórias amovíveis modulares. Criada uma sala de informática, e as salas de aula foram equipadas com novo mobiliário, sistema de climatização e quadros interativos.  A empreitada esteve a cargo da empresa InOutBuild/Vodul. Declarações do Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/uploads/20190916-EB-n4-St-André-inauguração-Álvaro-Beijinha.mp3 Declarações do Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/uploads/20190916-EB-n4-St-André-inauguração-David-Gorgulho.mp3 jQuery(document).ready(function($) { $(#facebook-after-29167).sharrre({ share: { facebook: true }, urlCurl: https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/plugins/genesis-simple-share/assets/js/sharrre/sharrre.php, enableHover: false, enableTracking: true, disableCount: true, buttons: { }, click: function(api, options){ api.simulateClick(); api.openPopup(facebook); } }); $(#twitter-after-29167).sharrre({ share: { twitter: true }, urlCurl: https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/plugins/genesis-simple-share/assets/js/sharrre/sharrre.php, enableHover: false, enableTracking: true, buttons: { }, click: function(api, options){ api.simulateClick(); api.openPopup(twitter); } }); $(#pinterest-after-29167).sharrre({ share: { pinterest: true }, urlCurl: https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/plugins/genesis-simple-share/assets/js/sharrre/sharrre.php, enableHover: false, enableTracking: true, buttons: { pinterest: { media: https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/uploads/20190916_ESCOLA_EB_4_STO_ANDRE_INAUG_REMODELACAO_foto_CMSC_sel-263.jpg, description: } }, click: function(api, options){ api.simulateClick(); api.openPopup(pinterest); }




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

43 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Santiago do Cacém - VER TODAS

Trail da Costa Vicentina

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Santiago do Cacém

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.