Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Elvas vai ter centro de competências para alterações climáticas

O polo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), acolheu na manhã desta quarta-feira, dia 11, a assinatura do protocolo de criação do Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal (CNCACSA).

Este organismo, do qual o Município de Elvas é parceiro, resulta da união de diversas associações e instituições do setor, como a ANPROMIS, ANPOC, ADVID, FENAREG, FNOP e UNAC, envolvendo  entidades representativas do sector Agroflorestal nacional e organismos públicos, nomeadamente o INIAV.

A assinatura do documento decorreu no decurso do encontro “Alterações climáticas: Que desafios para o sector agroflorestal nacional?", que decorreu na antiga Estação Nacional de Melhoramento de Plantas, e que contou com a presença dos ministros da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural,  Capoulas Santos e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, interveio na sessão de abertura, tendo-se afirmado “muito satisfeito com a implementação deste centro, num setor deveras importante para a economia nacional, e que permite uma abordagem diferenciada à questão das alterações climáticas”.

O autarca salientou ainda que este organismo é “um projeto complementar a outro, que foi candidatado a fundos comunitários, e que pretende dotar o INIAV de novos laboratórios e mão-de-obra especializada”, referindo ao laboratório colaborativo que vai ser implementado também neste local.

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, sublinhou a necessidade de existir uma “adaptação às novas realidades climáticas, temos que mitigar estas consequências e isto é um trabalho de longo prazo, de longo folgo e que tem de ser desenvolvido em diversas frentes. E para isso só a cooperação e a ciência e, naturalmente, os instrumentos de política que possam ser depois mobilizados para a resolução concreta dos problemas é que podem dar a resposta”.

O CNCACSA, que vai ficar instalado na Estação Nacional de Melhoramento de Plantas, tem mais de uma dezena de entidades gestoras, entre as quais o Município de Elvas, INIAV, a Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (ANPROMIS), a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ou a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR).

Para além disso, conta ainda com 40 parceiros, de várias áreas, entre as quais do ensino superior nacional com cursos neste setor.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

27 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Elvas - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Elvas

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.