Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Município de Santiago do Cacém aumenta apoio às famílias e crianças do Concelho

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém vai reforçar o apoio às famílias e crianças que iniciam este novo ano letivo 2019/2020. A autarquia passa a assegurar a totalidade do valor dos passes escolares aos alunos do Concelho, de todos os anos de escolaridade e de qualquer escalão de rendimentos, o que representa um investimento de 520 mil euros. Garante, também, a aquisição dos livros de fichas a todos os alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, sem necessidade de devolução.

Segundo Álvaro Beijinha, Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, “estas novas medidas de apoio são muito importantes. No que diz respeito aos transportes temos um Concelho muito disperso e as deslocações para as escolas representavam um encargo significativo para os pais e encarregados de educação.” Em determinados percursos o valor mensal do passe atingia os 110 euros. “Trata-se de um investimento significativo numa área que consideramos fundamental, que só é possível graças à nossa boa gestão financeira que nos permite investir cada vez mais no apoio às necessidades das nossas pessoas, e que vai mais além das obrigações legais dos municípios”, sublinha Álvaro Beijinha.

A somar à oferta dos passes escolares e dos livros de fichas, a Autarquia vai manter também, de forma gratuita, as Atividades de Animação e Apoio à Família no Pré-Escolar, que permite que os pais deixem as suas crianças em horário alargado, acompanhadas por funcionárias da Câmara Municipal. Esta iniciativa abrange cerca de 500 crianças do Concelho, suportando a Autarquia os vencimentos dos funcionários para assegurar o apoio às famílias. “Se cumpríssemos o rácio legal teríamos 21 funcionários e neste momento nós temos 43”, explica o Autarca.

A aposta na educação é uma prioridade para a Autarquia que tem feito todos os esforços para garantir as melhores condições aos alunos: boas infraestruturas e requalificação profunda de várias escolas básicas como a EB n.º 1 em Ermidas-Sado, a EB n.º 3 e EB n.º 4 em Vila Nova de Santo André, assim como salas do 1.º ciclo e do pré-escolar, equipadas com ar condicionado, quadros interativos e computadores com acesso à Internet. O apoio da autarquia estende-se também às refeições disponibilizadas aos alunos, à compra de material escolar ou ao apoio para os alunos carenciados puderem participar em visitas de estudo.

Transportes Escolares: A CM assume o custo do transporte, de todas os alunos do Ensino obrigatório,

Apoio à Família: A CM garante o acompanhamento de todas as crianças do pré-escolar até às 18.30h sem qualquer custo para os Encarregados de Educação

Ação Social Escolar: O apoio da CM contempla a aquisição de material escolar, das fichas de exercícios e visitas de estudo.

Refeições Escolares: A CM garante refeições gratuitas para alunos no escalão A e comparticipa nas refeições dos alunos do escalão B

Para além destes apoios a Autarquia atribui também aos Agrupamentos Escolares, o valor de 16 mil euros destinados à compra de material, para o Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico.

No total, o Município investe anualmente na Educação mais de 1 milhão e 500 mil euros.

Oiça as declarações do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/uploads/20190905-Apoios-Educação-Passes-Fichas-Familia.mp3 jQuery(document).ready(function($) { $(#facebook-after-29016).sharrre({ share: { facebook: true }, urlCurl: https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/plugins/genesis-simple-share/assets/js/sharrre/sharrre.php, enableHover: false, enableTracking: true, disableCount: true, buttons: { }, click: function(api, options){ api.simulateClick(); api.openPopup(facebook); } }); $(#twitter-after-29016).sharrre({ share: { twitter: true }, urlCurl: https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/plugins/genesis-simple-share/assets/js/sharrre/sharrre.php, enableHover: false, enableTracking: true, buttons: { }, click: function(api, options){ api.simulateClick(); api.openPopup(twitter); } }); $(#pinterest-after-29016).sharrre({ share: { pinterest: true }, urlCurl: https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/plugins/genesis-simple-share/assets/js/sharrre/sharrre.php, enableHover: false, enableTracking: true, buttons: { pinterest: { media: https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/uploads/SANTIAGO_DO_CACEM_ESCOLA_N3_NV_SANTO_ANDRE_foto_CMSC.jpg, description: } }, click: function(api, options){ api.simulateClick(); api.openPopup(pinterest); }




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

38 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Santiago do Cacém - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Santiago do Cacém

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.