Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Nelson Freire e Orquestra Gulbenkian inauguraram Festival de Sintra

A 54.ª edição do Festival de Sintra arrancou esta sexta-feira com um concerto pela Orquestra Gulbenkian, sob o comando do maestro Raphaël Oleg e com Nelson Freire ao piano.

Foi com o “Concerto para piano de Grieg” e a “8.ª Sinfonia de Dvorjak” que se celebrou a cumplicidade entre as músicas e os estilos neste concerto, compositores que assentam a sua música nas tradições dos seus países, a Noruega e a Checoslováquia.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, referiu o orgulho que é para Sintra receber a 54.ª edição deste emblemático festival com uma programação diversificada e descentralizada, “a ideia é trazer a música ouvida nas cortes para as ruas. É uma celebração dos velhos e novos mundos da música clássica”.

Da igreja aos palácios, dos salões da burguesia à ópera, a inspiração criativa apropriou-se indiscriminadamente dos estilos, que se alastraram aos teatros, bairros populares e à música doméstica. A música sempre foi parte importante do quotidiano das comunidades a que ninguém fica indiferente. O festival apresenta uma programação variada cujos palcos vão ser o Centro Cultural Olga Cadaval, o Palácio Nacional de Sintra, o Palácio Nacional de Queluz, a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia de Belas, a Igreja de Nossa Senhora da Purificação (Montelavar) e a Sociedade Filarmónica União Assaforense.

Este festival é organizado pela Câmara Municipal de Sintra com o apoio da Parques de Sintra Monte da Lua.

Mais informações em www.festivaldesintra.pt




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

27 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Sintra - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Sintra

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.