Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Visita à empresa Equinix

 

Dando continuidade às visitas periódicas às empresas do concelho, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, visitou a Equinix Portugal, tendo sido recebido pelo diretor-geral da empresa, que começou por apresentar uma visão global da multinacional norte-americana. Carlos Paulino destacou o âmbito da atividade da empresa e do centro de processamento de dados, o data center sedeado no Prior Velho, que dispõe de uma área superior a 5000 m2, e onde estão concentrados os sistemas computacionais – telecomunicações e armazenamento de dados – de várias empresas e organizações, sendo a empresa considerada uma referência a nível nacional na prestação de serviços Cloud.

Bernardino Soares começou por explicar o objetivo destas visitas: “Temos tido uma política sistemática de encontro com as empresas, pois permite ter um conhecimento mais próximo e um contacto direto com os seus responsáveis. Sabemos que, em determinados aspetos, a nossa colaboração pode ser valiosa nos processos que a nós nos dizem respeito”.

“Um dos vetores essenciais da nossa atividade é também apostar numa boa interligação entre várias entidades e campos de atividade que, em muitos casos, tem ajudado a resolver problemas produtivos, organizativos e outros em várias empresas. Em quase todas as áreas temos contactos com instituições de referência no Ensino Superior, que nos permitem não só integrá-los no nosso trabalho e na ligação ao tecido económico, mas também pôr em contacto a universidade com a empresa. Temos feito frequentemente essa ligação com ótimos resultados, quer na dinamização de novos produtos, quer na reorganização das estruturas das empresas e na sua capacidade organizativa”, destacou o presidente da Câmara de Loures, reforçando o papel da Autarquia no que respeita aos contactos com o exterior.

Carlos Paulino mostrou-se muito satisfeito com a relação com a autarquia, dando destaque aos programas de estágio desenvolvidos em escolas do concelho de Loures, nomeadamente, de Sacavém, e de onde são originários diversos colaboradores da empresa. “Temos vários protocolos e têm funcionado muito bem”, referiu.

O diretor-geral lançou ainda o desafio à Câmara Municipal de Loures no que respeita à limitação de crescimento do edifício, que resulta da sua forte expansão. “Hoje, a relação entre a nossa necessidade de estacionamento prevista em termos de licença, e a capacidade prevista em projeto para a mesma encontram-se totalmente desajustadas”, salientou Carlos Paulino, acrescentando que a Equinix pretende aumentar a capacidade operacional do edifício, aproveitando espaços interiores que se encontram, de momento, vazios e desaproveitados.

No decorrer da visita, o presidente da câmara falou igualmente da política empresarial no concelho, destacando o papel da Agência de Investimento, Loures Investe, interlocutor privilegiado na área das atividades económicas, ajudando a desbloquear problemas e a encontrar soluções para as empresas, bem como do Ecossistema de Inovação, Loures INOVA, enquanto meio de desenvolvimento de projetos  inovadores com mais-valias para as empresas. Foi ainda referida a Agência Municipal de Energia e Ambiente de Loures (AMEAL), enquanto potenciador de recursos na implementação de projetos de eficiência energética, assim como a política de reconhecimento das empresas que trabalham com qualidade no concelho, através da atribuição do Galardão de Mérito Empresarial. “É uma iniciativa em que procuramos todos os anos, através de um júri, selecionar projetos empresariais que se tenham destacado pela sua qualidade e inovação, evidenciando a excelência das empresas do Município”, concluiu.

 

Equinix: Ponto de conexão em Portugal

A multinacional norte-americana Equinix adquiriu, em 2017, a Itconic, empresa que detinha o centro de dados do Prior Velho (antiga Telvent), um dos maiores data centers em Portugal a operar desde 1999.

A Equinix garante uma parcela significativa da estrutura mundial que possibilita a internet, estando responsável por data centers e alguns cabos submarinos – cabos que atravessam o oceano e possibilitam a comunicação entre continentes, sendo uma alternativa aos satélites. A uma escala global, a empresa tem 200 data centers em 52 dos maiores mercados; 9800 empresas; 333 mil interconexões; 1700 operadores de rede; e 2900 fornecedores de Cloud e Tecnologias de Informação (TI), estando representada em cinco continentes.

Atualmente, a Equinix Portugal conta com 32 postos de trabalho – 17 elementos diretos e 15 indiretos – e, a partir de Loures, a empresa fornece acesso direto aos principais cabos submarinos, incluindo os sistemas WACS (Sistema de Cablagem da África Ocidental), ACE (Costa Africana da Europa), Tata Global Network, Main One, entre outros, que potenciam ligações digitais rápidas, diretas e seguras entre a Europa, América e África.

A nível da Península Ibérica, a Equinix tem cinco centros de dados, em quatro áreas metropolitanas – Lisboa, Madrid, Barcelona e Sevilha; 400 clientes em Portugal e Espanha; 100 empresas em rede e mobilidade; e ainda 90 provedores de serviços de TI e Cloud, incluindo a Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure, Google Cloud e Oracle Cloud.

Atualmente, a Equinix é primeiro e o maior centro de processamento de dados e de interconexão em Portugal.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

83 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.