Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Alcácer do Sal aposta no enriquecimento cultural com Bach

“Cumpre-nos abrir horizontes e proporcionar, a todos os que cá vivem e aos que são atraídos para a nossa terra, diversidade e riqueza cultural. É neste sentido que embarcamos no desafio maior de trazer a música de Johann Sebastian Bach até Alcácer do Sal”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Alcácer, Vítor Proença a propósito do Festival “VIVA BACH”, que se concretiza nos dias 20, 21 e 22 de setembro.

O evento vai ter lugar no Auditório Municipal da cidade e na Igreja de Santiago, é promovido pelo Município e tem como diretora artística Veronika Schreiber. “Ciente da grandiosidade do projeto que temos a honra de apresentar, optámos por ter ao nosso lado uma equipa de trabalho capaz de dominar o «métier», coordenada pela diretora artística, a violinista Veronika Schreiber”, declarou o edil Vítor Proença, que salientou ainda o importante apoio da conceituada pianista Maria João Pires à realização deste evento.

Diplomada com distinção pela Academia de Música de Varsóvia (Polónia), Veronika Schreiber tem um percurso brilhante na área musical, com participações em concursos, solista em orquestras na Polónia, Espanha, Itália e Estados Unidos e intérprete de música contemporânea, tendo gravado inúmeras composições escritas propositadamente para si. Criou programas para públicos jovens e ensinou violino e música de câmara. Recentemente instalou-se em Portugal, onde prossegue a sua carreira como solista e violinista de câmara.

Para Veronika Schreiber, “a música de Bach engloba tudo o que é humano”, pelo que considera que faz todo o sentido celebrar-se o legado de Bach aqui e agora, num “momento em que a nossa existência na Terra se está a tornar cada vez mais frágil e em que as nossas diferenças se manifestam como nunca antes”. “É a música de Bach que nos ensina e ajuda a sentir que até o puzzle mais complicado pode ser resolvido em harmonia”, disse.

O festival “VIVA BACH” tem entrada livre e reúne os apoios de Antena 2, Museu Nacional da Música, Governo de Portugal – Cultura, Direção-Geral do Património Cultural, Pianos.pt, ANA – Aeroportos de Portugal e Vinci Airports. O programa da iniciativa pode ser consultado em http://www.cm-alcacerdosal.pt/pt/municipio/atualidade/agenda/festival-viva-bach/ ou www.vivabach.pt.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

27 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Alcácer do Sal - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Alcácer do Sal

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.