Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Desemprego a descer na Póvoa de Lanhoso

Continua a descer o número de Povoenses sem trabalho, inscritos/as no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), tendo registado ininterruptamente os valores mais baixos dos últimos 15 anos (de acordo com os dados disponíveis no IEFP).

“Estes números refletem para além de um bom desempenho da economia, o resultado da aposta deste Executivo na captação de novas empresas para o concelho, que se prevê que venha a ter maiores reflexos nos próximos meses com as contratações previstas para a Prozis”, adianta o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.

Assim, em julho de 2019, o número de Povoenses sem trabalho, inscritos/as no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), era de 694, ou seja, menos 70, em relação ao período homólogo do ano anterior. Se compararmos com o mês de junho deste ano, o número de inscrições desceu, em julho, de 754 para 694 (ou seja, menos 60 pessoas).

Se recuarmos até 2013 - ano em que o número de Povoenses sem trabalho atingiu máximos, regista-se, em julho de 2019, uma redução de 750 inscritos/as no Instituto de Emprego e Formação Profissional. Em 2013, esse número situava-se nos 1444.

Em relação aos jovens Povoenses em situação de desemprego (< 25 anos), os números são ainda mais satisfatórios, na medida em que, em julho de 2019, tínhamos 48 jovens inscritos no IEFP, o que representa menos 48 face ao período homólogo do ano anterior (96).

Comparativamente com o mês de junho deste ano, regista-se menos 24 jovens inscritos, em julho. Na comparação com junho de 2013, a redução é de menos 151 jovens em situação de desemprego (em junho de 2013, eram 199).

Estes dados são do Ministério do Trabalho, tendo por base os dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional, e dão conta ainda de que o número de desempregados/as inscritos/as nos centros de emprego do país recuou para o valor mais baixo em 27 anos. No Norte (124,9 mil desempregados), o desemprego recuou para o patamar mais baixo em 17 anos. O desemprego jovem, por sua vez, baixou para as 27,7 mil pessoas, com uma redução homóloga de 12,2% (-3,8 mil pessoas) e um decréscimo face ao mês anterior de 8% (-2,4 mil pessoas).




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

30 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Póvoa de Lanhoso - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Póvoa de Lanhoso

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.