Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Festas da Praia 2020 decorrem de 31 de julho a 09 de agosto,Vasco Lima assume funções de Diretor Artístico das Festas da Praia 2020

A próxima edição das Festas da Praia já tem data e diretor artístico. As maiores festas concelhias decorrem de 31 de julho a 09 de agosto de 2020, tendo como Diretor Artístico, Vasco Lima. O anúncio foi efetuado por Tibério Dinis, presidente da Autarquia praiense, na tarde de ontem,11, junto ao Paul da Praia da Vitória, no âmbito da iniciativa “Uma árvore por dia”. 

Outra das novidades recaí sobre a aposta do Município na diversificação dos desfiles que integrarão as Festas da Praia 2020, nomeadamente o regresso do cortejo etnográfico à cidade e a criação de um desfile dedicado ao meio-ambiente, no sentido de sensibilizar a comunidade para a sustentabilidade ambiental.

“A Câmara Municipal encontra-se a preparar a próxima edição das maiores festividades do Concelho e convidou Vasco Lima, para a conceção dos desfiles que integram este evento. Uma pessoa que reúne uma vasta experiência nesta vertente, tendo uma participação ativa nas demonstrações culturais que decorrem a nível concelhio e com uma vasta experiência nas Festas da Praia, nomeadamente, pelas funções de colaborador da Cooperativa Praia Cultural”, referiu o autarca.

“Em 2020 dar-se-á também o regresso do cortejo etnográfico às Festas da Praia, uma novidade para a nossa comunidade emigrante, sendo um momento muito apelativo ao nível das nossas tradições. Recordamos e damos a conhecer junto de quem nos visita a cultura de um povo, o que muito enriquece as nossas festividades. Apostamos ainda na concretização de uma novidade, um desfile relacionado com o ambiente, até porque uma das bandeiras do Município tem sido a sustentabilidade ambiental”, afirmou o edil praiense.

Para além dos cortejos de abertura e infantil, integram assim no programa outros dois desfiles, o etnográfico e o dedicado ao meio-ambiente. Este último envolve um trabalho com materiais reciclados, amigos do ambiente e dedicado à sensibilização ambiental.

“As Festas da Praia assumem um papel fulcral na dinamização cultural, social e turística da cidade e do Concelho. Por este motivo, e considerando os nossos agentes económicos, assim como a comunidade da diáspora, entendo que a referência às datas e nome do responsável pelos desfiles devem ser revelados neste momento, no término desta edição”, disse o edil praiense.

Balanço das Festas da Praia 2019

Sustentabilidade Ambiental

No que concerne ao balanço deste ano, o responsável municipal define como “francamente positivo”, apesar dos contratempos relacionados com condições climatéricas, responsáveis por alguns imprevistos e cancelamentos.

“Foi visível o esforço e trabalho prestados ao longo dos últimos dias por uma vasta equipa de colaboradores e voluntários durante as Festas da Praia. Só poderíamos, enquanto Município, estar orgulhosos do trabalho efetuado”, referiu.

“O sucesso destas festividades está intrinsecamente ligado com a clara aposta feita pela Autarquia ao nível do ambiente, concretamente com a concretização do Plano Estratégico de Sustentabilidade Ambiental. Naturalmente, e considerando que este foi o primeiro ano de introdução de um conjunto de medidas ambientais, houve ações que tiveram um maior impacto do que outras nos diferentes locais que constituem a festa”, adiantou.

            Durante a sua intervenção, o autarca ressalvou a redução de plástico no espaço da Dream Zone, “sendo notória a melhoria da qualidade do recinto ao nível da redução de copos, o que demonstra também o interesse das pessoas em cumprir as medidas propostas”.

            “A medida Uma árvore por dia visa sensibilizar para a importância dos espaços verdes no centro da Cidade. É algo que pretendemos alertar também nos próximos anos, a fim de dignificar e transmitir uma imagem de qualidade e de futuro junto das novas gerações”, disse.

            No próximo ano, a Autarquia pretende reforçar estas medidas e inovar noutras contando com o apoio da comunidade na promoção de uma Cidade e de Concelho mais sustentáveis a nível ambiental.

Gabinete de Comunicação




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

48 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Praia da Vitória - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Praia da Vitória

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.