Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Olhe pelas suas costas

Esta campanha de interesse publico visa fomentar a literacia em saúde relativamente à patologia da coluna vertebral, dando ênfase aos seguintes conselhos:Não leve tudo às costas selecione o essencial.Evite posições que exijam muito esforço da sua coluna.Sente-se confortavelmente.Não fique muito tempo na mesma posição.Faça caminhadas, mantenha-se em movimento.Aproveite para fazer desporto.Tenha cuidado com os mergulhos que podem ser fatais.Apanhe sol (moderadamente) e aumente a vitamina D essencial para absorção de cálcio.Cuidado com as quedas e brincadeiras perigosas.Relaxe, afaste o stress e equilibre o corpo e a mente.

Estudos comprovam que as dores nas costas representam uma das principais causas de absentismo laboral em todo o mundo e são um dos principais motivos de visita ao médico. Desejamos que esta campanha chegue ao maior número possível de pessoas e temos a certeza que este tipo de ações em muito contribui para que uma maior franja da população fique esclarecida e educada sobre as melhores formas de prevenção em relação à saúde da sua coluna vertebral.​​​

Esta campanha, que conta já com dez anos de existência, tem como objetivos principais sensibilizar a população portuguesa para as principais doenças que afetam a coluna vertebral; educar no sentido da prevenção de eventuais problemas;alerta para o impacto das dores nas costas na vida pessoal e profissional de cada cidadão, esclarecer sempre, pela voz de um profissional de saúde, quais os possíveis tratamentos existentes, clarificar expressões e conceitos com que os cidadãos muitas vezes não estão familiarizados. Trata-se assim de uma campanha de interesse publico que visa fomentar a literacia em saúde em Portugal. 

 

 

 Sobre a Campanha "Olhe Pelas Suas Costas"

A Campanha “Olhe pelas Suas Costas” é uma parceria entre a Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia (SPN), Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), Sociedade Portuguesa para o Estudo da Dor (APED), Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV), Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG) e Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação (SPMFR) com o patrocínio da Medtronic Portugal, Lda. Tem como coordenador o Dr. Bruno Santiago – Neurocirurgião do H. Garcia de Orta e Grupo Mello Saúde. 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

392 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Reguengos de Monsaraz - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Reguengos de Monsaraz

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.