Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Concerto de encerramento do XII Estágio de Verão da Orquestra Geração

 

O culminar do presente ano letivo deu lugar ao XII Estágio de Verão que encerrou, em Loures, com um concerto que colocou em palco 400 crianças, de todos os núcleos da Orquestra Geração, dos níveis pré-infantil, infantil e pré-juvenil, e que contou ainda com a participação especial dos alunos da Music Art Project (Sérvia) e da DaLaNota Programa Musicosocial (Espanha).

Dirigido pelos maestros Ulyses Ascanio, José Jesús Olivetti e Juan Maggiorani, o concerto apresentou peças de diversos compositores internacionais de renome, tais como Tchaikovsky, Offenbach, Grieg, Rossini, Vivaldi, Haydn, Baldet, Elgar e Márquez, tendo terminado com uma apoteose de três orquestras, compostas por alunos e professores.

O fundador e coordenador da Orquestra Geração começou por fazer um agradecimento especial à Câmara Municipal de Loures, “pelo convite que nos fez para apresentar aqui este espetáculo de fim de estágio, de três níveis de orquestra”. António Wagner Diniz agradeceu também às famílias dos alunos, “pois sem a vossa ação e continua perseverança, este projeto não podia atingir o nível que tem neste momento, que conta já com cerca de 1200 crianças, 80 professores e, para o ano, vamos expandir para mais escolas”. “Um agradecimento também às entidades oficiais (ministérios), aos municípios, que através da sua ação têm apoiado toda a estrutura do projeto, aos parceiros privados e, claro, não esquecendo todos os professores que aguentam este mesmo projeto quotidianamente nas escolas”, concluiu.

“É com enorme gosto que recebemos em Loures este concerto, tal como temos recebido muitas outras iniciativas da Orquestra Geração”, começou por dizer o presidente da Câmara Municipal de Loures. “O nosso Município tem também uma participação neste magnífico projeto, já com mais de 260 alunos abrangidos, e entendemos que o mesmo faz a diferença na vida destas crianças e adolescentes, deixando marcas importantíssimas para a sua existência futura. É também um projeto que permite o acesso bastante alargado à introdução musical, que vai escasseando no nosso sistema de ensino, que é tão importante para a vida de todos”, salientou Bernardino Soares.

“E é com esse entusiasmo que hoje vamos ter aqui todos os responsáveis – professores e crianças dos vários projetos da Orquestra Geração – que compõem o seu trabalho”, manifestou o autarca, acrescentando que “o Município vai continuar a apoiar este projeto, desejando que ele seja alargado, porque é muito importante na vida das nossas comunidades e já não podemos passar sem ele”.

Marcaram igualmente presença no concerto os vereadores Gonçalo Caroço e João Calado.

 

A Orquestra Geração

A Orquestra Geração é um projeto de intervenção social, através da prática orquestral, que nasceu em 2007, na Escola Básica Miguel Torga, na Amadora. Encontra-se atualmente instalada em 22 escolas, básicas e secundárias, dos seguintes municípios: Almada, Amadora, Coimbra, Lisboa, Loures, Oeiras, Sesimbra e Vila Franca de Xira.

O projeto aplica a metodologia do El Sistema, criado na Venezuela por José António Abreu (Prémio Príncipe das Astúrias e Erasmus), e abrange alunos desde o ensino pré-escolar (Orquestra de Afetos) até ao secundário (Orquestra Juvenil Geração), sendo igualmente membro do Sistema Europe.

Muitos têm sido os prémios alcançados pela Orquestra Geração, tendo sido galardoada com as seguintes distinções: Prémio Nacional de Professores, em 2010; melhor prática de intervenção social de toda a União Europeia, em 2013 e 2014; menção honrosa pela Fundação Mota Engil, em 2017; e projeto do ano pela AGEAS, em 2018, tendo recebido também, da Assembleia da República, a medalha de ouro comemorativa dos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

42 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.