Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


19 junho A Biblioteca comemora 10 anos com programa especial Entrada livre

 

A Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos comemora 10 anos de existência no próximo dia 19 de junho e a data será assinalada com um conjunto de iniciativas especiais.

A manhã desse dia será dedicada aos mais novos e começa às 10h30, com a última sessão do projeto de animação/oficina, dedicada ao ano letivo 2018/2019 e baseada no livro “As cozinheiras de livros”. Esta atividade é dinamizada pela autora da obra, Margarida Botelho, e pretende interagir com as crianças, num momento de criatividade coletiva.

Entre as 14h30 e as 16h00, o público infantil será ainda surpreendido com a interpretação ao vivo da obra “O meu primeiro Dom Quixote”, com adaptação de Alice Vieira, sobre a obra intemporal de Miguel de Cervantes. Sérgio Pelágio e Isabel Gaivão irão recriar os ambientes dos textos de partida do livro e construir novos significados sobre esta narrativa, através da música, da sugestão e da imagem, contando sempre com a participação das crianças.

A noite será exclusiva ao público adulto. Pelas 20h30, o serão inicia-se com um preâmbulo musical, com Sandra Martins no violoncelo. A partir das 21h00, os atores Carla Chambel e André Gago serão os anfitriões de uma leitura encenada, onde as vozes dos escritores irão ganhar vida no interior da biblioteca.

Entrada livre. Não é necessária marcação prévia.

 

10.º Aniversário da Biblioteca | Programa19 junho

10h30 às 11h30“A cozinheira dos livros” | Última sessão do projeto de animação que decorreu no ano letivo 2018/2019Dinamização: Margarida Botelho, autora do livro “ As cozinheiras de livros”Sinopse: «Unindo o prazer de ler com a ideia de uma alimentação saudável, esta animação/oficina da história feita pela autora é uma performance ao vivo realizada em parceria com o público, como se fosse uma oficina de criatividade coletiva. Pelo seu caráter interativo, todas as animações acabam por resultar em experiências muito diversas e inesperadas».Classificação etária: dos 5 aos 12 anos

Nota biográfica | Margarida Botelho (Almada, 1979). Licenciada em Arquitetura e Mestre em Design e Sequential Illustration. Desde 2005 que publica livros para a infância onde constrói as palavras e as imagens dessas casas/livros. Margarida acredita no compromisso entre arte, educação e mundo social, por isso desenvolve experiências educativas com várias comunidades em vários contextos. Cria e realiza projetos artístico-educativos em bibliotecas, escolas, centros culturais e sociais, museus, largos e praças públicas. Se tivesse que nomear o faz diariamente diria: arte- educadora.

14h30 às 16h00Histórias magnéticas “ O meu primeiro Dom Quixote” (a partir da adaptação de Alice Vieira)Sinopse: «Pretende-se aproximar o público infantil da obra intemporal de Miguel de Cervantes, convidando as crianças a descobrir uma das melhores obras de todos os tempos.Sérgio Pelágio e Isabel Gaivão interpretam ao vivo breves histórias acompanhadas por bandas-sonoras originais, recriando os ambientes dos textos de partida e construindo – em tempo real e em conjunto com o público – novos significados para as situações narradas.Através da música, da sugestão e da imagem, as crianças são estimuladas a entrar no mundo das histórias contadas e das suas personagens, desdobrando criativamente as cenas que ouvem.Articulada com a interpretação das histórias-concerto, e realização de ateliê, com o objetivo de trabalhar de uma forma dinâmica, plástica e aberta o material apresentado, levando assim ao aprofundamento da relação das crianças com os universos criados e incentivando a sua participação».Classificação etária: dos 6 aos 10 anos

Nota biográfica | Sérgio Pelágio (composição, direção e guitarra elétrica)Nasceu em Lisboa e iniciou os seus estudos musicais em guitarra clássica com 12 anos de idade. Mais tarde, descobriu o Jazz e a música improvisada e tocou, entre outros, com David Liebman, Andy Sheppard, Graham Haynes, Frank Lacy, Norma Winston, John Abercrombie, Sylvia Cuenca, Mário Franco, Bernardo Sassetti e Mário Laginha, com quem gravou o CD Hoje (1994, Farol Música Lda). Em 1992, criou o grupo Idefix e editou o CD Idefix live (1992, Miso Records). Trabalhou como compositor para os coreógrafos Paulo Ribeiro, Paula Massano, João Galante, Teresa Prima, Vera Mantero, Francisco Camacho e Sílvia Real. Em 1998, fundou com Sílvia Real as Produções Real Pelágio, dupla responsável pela criação da trilogia Casio Tone, Subtone e Tritone. O seu trabalho foi apresentado em Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, Eslovénia, Reino Unido, Irlanda, Hungria, Brasil e EUA. Em 2002 editou Bandas Sonoras para peças de Francisco Camacho e Vera Mantero 1993-97 (2002, Miso Records). Toca regularmente com o contrabaixista Mário Franco, com quem gravou o CD Our Door, Mário FrancoTrio (2014, TOAP/OJM) e Rush, Mário Franco Quinteto (Nischo Records 2017). Criou em 2009 o projeto para a infância Histórias Magnéticas (apresentações em Portugal, Macau, Timor, Espanha e Cabo Verde) com o qual editou o CD Histórias Magnéticas (Editora Boca 2018).

Nota biográfica | Isabel Gaivão (narração)Nasceu em 1963. Estudou teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e no Herbert Berghof Studio em Nova Iorque.Trabalhou em televisão, cinema, publicidade e desfiles de moda, deu aulas de expressão dramática a crianças e adolescentes e fez locuções em filmes experimentais. Nos últimos, anos a sua atividade tem sido mais dedicada ao teatro tendo trabalhado com diversos encenadores destacando-se Luís Castro, Joana Craveiro, JER e Alexandre Lyra Leite. Em 2015 fez parte do elenco do espetáculo de Teatro Imersivo “E morreram felizes para sempre” de Nuno Moreira encenado pela atriz Ana Padrão. Participou em vários projetos destinados ao público infantil.   20h30Bibliotoca-mePreâmbulo Musical com Sandra Martins no violoncelo Sinopse: A Biblioteca dá-lhe as boas-vindas ao som do violoncelo de Sandra Martins.Um momento para se deixar tocar e conduzir até à palavra dita.   Nota Biográfica | Sandra MartinsNasceu a 24 de Janeiro de 1987, em Lisboa. Estudou na Academia Luísa Todi, Conservatório Nacional de Música de Lisboa e Escola Superior de Música do Porto.Esteve ligada a projectos de folk tradicional e danças europeias e também colaborou com várias companhias de teatro e bailado.No campo internacional, participou com a companhia de marionetas de Taiwan e tocou com artistas, como Kanye West.Integrou a banda Rosa Negra, com a qual recebeu o prémio Carlos Paredes e foi membro do projeto Os Poetas, com os músicos Rodrigo Leão e Gabriel Gomes. Atualmente integra o quarteto de Júlio Pereira e tem o seu próprio projeto Caixa de Pandora.    

21h00Biblioteca-meCom Carla Chambel e André GagoSinopse: «Em dia de aniversário da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, Carla Chambel e André Gago vão ser os nossos anfitriões e recebem-nos para festejar a biblioteca real e imaginária. Deixe-se guiar pelas vozes de escritores que vão ganhar vida nos corredores entre estantes, nos recantos de leitura, nas escadas que ligam os heróis de BD às histórias de encantar ou aos grandes nomes da literatura mundial. Deixe-se maravilhar pela vida contida neste espaço que é seu e é do mundo».Classificação etária: Público em geral

Nota biográfica | André GagoÉ ator, encenador e escritor (Prémio Revelação APE e Prémio PEN Club Primeira Obra). Na última década tem trabalhado o repertório poético mundial em espetáculos em colaboração com diversos músicos, tendo recentemente evoluído para a criação musical associada à poesia em espetáculos como Beat Hotel, A Flor do Lácio, Que Abril Abriu e Lisbon Poetry Orchestra.

Nota biográfica | Carla Chambelnasceu em 1976 na Amadora. Fez Formação de Atores na Escola Superior de Teatro e Cinema.Estreou-se no teatro, em 1995, com A Disputa de Marivaux, encenação de João Perry, no Teatro da Trindade.Recebeu o prémio Sophia de Melhor Atriz Secundária pelo filme Se Eu Fosse Ladrão Roubava de Paulo Rocha. Élocutora de publicidade, e tem presença regular na televisão, enquanto atriz.

 

Clique na imagem para conhecer o cartaz desta iniciativa:

Biblioteca Municipal Fernando Piteira SantosAv. Conde Castro Guimarães, Nº 6 – VenteiraTelefone: 214 369 054E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. document.getElementById(cloakba5fda2c3a1830646a3a419682caaa17).innerHTML = ; var prefix = ma + il + to; var path = hr + ef + =; var addyba5fda2c3a1830646a3a419682caaa17 = bibliotecas + @; addyba5fda2c3a1830646a3a419682caaa17 = addyba5fda2c3a1830646a3a419682caaa17 + cm-amadora + . + pt; var addy_textba5fda2c3a1830646a3a419682caaa17 = bibliotecas + @ + cm-amadora + . + pt;document.getElementById(cloakba5fda2c3a1830646a3a419682caaa17).innerHTML += +addy_textba5fda2c3a1830646a3a419682caaa17+; GPS: 38.752483, -9.2337572

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

29 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Amadora - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Amadora

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.