Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Envelhecimento ativo e saudável: uma estratégia e um novo projeto

Contribuindo para a valorização das pessoas, que são o património mais valioso, o Município de Mafra tem uma estratégia municipal para o envelhecimento ativo e saudável, que sistematiza uma resposta global integrada, em parceria com as demais instituições do Concelho que atuam na esfera social. Este documento foi apresentado na reunião do Conselho Local de Ação Social, assim como o novo projeto Geração SEI +.

Esta estratégia é um documento agregador das diversas atividades jáexistentes, apontando, igualmente, caminhos a dinamizar no futuro, tendo com princípio que o envelhecimento diz respeito a todos e deve ser enquadrado numa perspetiva de desenvolvimento, ao longo de todo o ciclo de vida do indivíduo. Elaborado em estreita colaboração com as instituições que colaboram na esfera social de saúde e segurança, este plano pretende sensibilizar para a importância do envelhecimento ativo e da solidariedade entre gerações, promover a mudança de atitudes em relação à temática, incentivar a cooperação e contribuir para o desenvolvimento de políticas que melhorem a qualidade de vida das pessoas mais velhas, estando centrado em quatro eixos essenciais: Saúde e Bem-Estar Físico e Mental; Participação na Sociedade; Segurança e Conforto Habitacional; Acessibilidade e Mobilidade.

O projeto Geração SEI+, desenvolvido no âmbito da “Estratégia Municipal para o Envelhecimento Ativo e Saudável do Concelho de Mafra” tem como objetivos: promover a inclusão social e valorização das pessoas mais velhas; e combater o isolamento e a discriminação associada ao envelhecimento, reconhecendo-o como um processo e não apenas uma condição assente na idade. Esta iniciativa engloba nove atividades, destacando-se a criação de uma equipa multidisciplinar de profissionais para intervenção de proximidade com o objetivo de conhecer, referenciar e atuar junto de situações de isolamento e/ou vulnerabilidade social. Inclui, igualmente, o Voluntariado Intergeracional, o Espaço Além Fronteiras, o Movimento é Vida, o Guia da Família, o “Envelhecer em Mafra”, a Linha de Apoio Social, o “Contos Terra a Terra”, “Partilhando Contos da nossa tradição”, e “Surfing4family”.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

31 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Mafra - VER TODAS

Parabéns, Afonso Antunes
Festa das classes de dança

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Mafra

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.