Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Na próxima sexta-feira, 17 de maio, Encontro Património Imaterial de Constância e visitas ao Museu assinalam Dia Internacional dos Museus em Constância

O Encontro Património Imaterial de Constância e visitas guiadas gratuitas ao Museu dos Rios e das Artes Marítimas (no dia 18 de maio), são as atividades que vão assinalar o Dia Internacional dos Museus em Constância, uma organização do Município, através do seu Museu do Rios e das Artes Marítimas.

O Encontro Património Imaterial de Constância que terá lugar na Casa Memória de Camões, além da sessão de abertura com a presença do Presidente da Autarquia, Sérgio Oliveira e da Diretora do Agrupamento de Escolas, integra diversas comunicações temáticas. Às 10h30, terá lugar MEMORIAMEDIA - e-Museu do Património Cultural Imaterial, com José Barberie da Silva, Diretor da Cooperativa do Património Imaterial. Pelas 11h00, Ana Maria Paiva Mourão, Investigadora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, apresentará a temática Que queremos nós fazer do nosso Património? Às 11h30, Anabela Cardoso, do Museu dos Rios e das Artes Marítimas, juntamente com alguns alunos, apresentarão os resultados do trabalho desenvolvido com as turmas do 5º e 6º da Escola Luís de Camões, no âmbito do projeto PEDIME – Recolha do Património Cultural Imaterial de Constância.

O Encontro Património Imaterial de Constância terminará com um apontamento musical pelos TINTINNABVLVM, baseado numa recolha de cantigas efetuada em Montalvo, com Maria Cecília Correia.

Recorde-se que em 1977, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) criou o Dia Internacional dos Museus, assinalado no dia 18 de maio, com o intuito de sensibilizar o público para o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. Desde então, este acontecimento tem beneficiado de uma popularidade crescente, sendo celebrado em todos os continentes.

O tema escolhido pelo ICOM para as comemorações do Dia Internacional dos Museus em 2019 é: Os Museus como Centros Culturais: o futuro da tradição. À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, o Município de Constância associa-se a estas comemorações internacionais com o objetivo de sensibilizar a população, em especial a comunidade escolar, para a importância da recolha, estudo, salvaguarda e divulgação do património cultural do concelho.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

24 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Constância - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Constância

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.