Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Barroco em destaque no Música em SI Maior

 

A Igreja Matriz de Sacavém acolheu o primeiro concerto de um ciclo de três, e contou com a atuação de um trio de solistas da Orquestra Barroca da Casa da Música.

Na ocasião, Paulo Piteira, vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, aproveitou para lembrar que esta iniciativa “procura levar a todas as freguesias do concelho uma programação cultural diversificada”, em que seja possível, nomeadamente através da música, “dar a conhecer o património cultural construído existente no concelho. Este ano, o ciclo coincide com uma nova iniciativa que valoriza o património de Santo Antão do Tojal, sob a designação de Festa na Praça. Coincide igualmente com um outro projeto em que o Município de Loures e os de Lisboa e Mafra estão empenhados: Rota Memorial do Convento.

A Igreja Matriz de Santo Antão do Tojal acolheu o segundo concerto Que Sonoramente Canta, com um repertório intercalado por obras instrumentais, acompanhadas pela dança, omnipresente nas ocasiões festivas, interpretado pelo Ensemble Portingaloise de Danças Antigas e pelo Bando de Surunyo. Uma característica do espólio de música seiscentista do barroco ibérico, que apresentava uma unidade ao nível da produção poética, musical e teatral, distinta do resto da Europa.

O último concerto teve lugar na Igreja Matriz de Fanhões – São Saturnino, com o Bando de Surunyo interpretando Cantos do Fogo e do Gelo e contou, à semelhança de todos os outros, com uma excelente adesão do público.

 

 

 

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

18 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

Sessão Via Verde do AVC

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.