Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Festa na Praça evoca obra de Saramago

 

Foi desta forma que Paulo Piteira, vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, fez a abertura oficial da Festa na Praça. Uma iniciativa integrada na Rota Memorial do Convento, que apresenta a obra de José Saramago em forma de rota cultural e histórica. 

“Hoje é um dia muito feliz para nós porque significa um momento de partilha de um projeto que temos vindo a trabalhar, em articulação com dois outros municípios e com a fundação José Saramago. Um projeto que tem por objetivo, a partir de uma obra literária, criar uma rota cultural” que permita explorar o património religioso, estético e turístico existente nos concelhos de Lisboa, Loures e Mafra, acrescentou.

Visitas guiadas ao conjunto monumental, exposições, animação infantil, e mostra de produtos regionais foram algumas das atividades que estiveram, ao longo de todo o dia, a receber os visitantes.

Logo ao início da tarde teve lugar o concerto Do Convento a Saramago, na Capela da Casa do Gaiato, numa produção da responsabilidade artística dos maestros Hélio Gonçalves e Cristina Pereira, das bandas de música da Sociedade Recreativa e Cultural de Pinteus e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Zambujal, respetivamente, e narração pela Casa do Professor de Loures, a que se seguiu uma mesa redonda À volta do Barroco, com Vítor Oliveira Jorge, do Instituto de História Contemporânea, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e João Puga Alves, do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A música regressou à praça, ao final da tarde, com animação garantida pelos com os Dixie Gang, que se intitulam como a mais antiga banda portuguesa de jazz tradicional de New Orleans.

Mais tarde foi O vinho no séc. XVIII que esteve em destaque, numa prova de vinhos comentada pelo enólogo e investigador Virgílio Loureiro, acompanhada por personagens trajados à época, e a encerrar o dia um concerto de música barroca e danças antigas na Igreja Matriz de Santo Antão do Tojal.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

19 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

Sessão Via Verde do AVC

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.