Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


200 anos do nascimento de Karl Marx assinalados em exposição no Museu do Vinho de Alcobaça

Notícias

20 de novembro de 2018

Em 2018, assinala-se o II centenário do nascimento de Karl Marx (nascido a 5 de Maio de 1818), personalidade incontornável não apenas na história do pensamento económico, filosófico e político da humanidade, mas também na contribuição que, pela sua práxis, deu a todos os que pretendem compreender e participar na ação transformativa do mundo.

O Museu do Vinho de Alcobaça acolhe, neste âmbito, a exposição “Legado, intervenção, luta. Transformar o mundo”, dedicada à sua figura, patente entre os dias entre os dias 22 e 30 de novembro. A exposição, promovida pelo Partido Comunista Português, é composta por 15 painéis com informação histórica sobre a figura e o pensamento do filósofo alemão.

Com a elaboração dos fundamentos do materialismo dialético e do materialismo histórico, com as suas descobertas no domínio da filosofia e da economia, Marx, em estreita colaboração com Engels, deu à classe operária, aos povos, a todas as forças do progresso, um poderoso instrumento de análise e uma ferramenta de intervenção e luta. No mundo contemporâneo, estão presentes fenómenos e profundas transformações que comprovam as descobertas e as teorias de Marx, cuja atualidade, assim, se confirma.

No dia 30 de novembro terá lugar uma sessão pública, pelas 21h00, sobre a vida e obra de Karl Marx, sendo os oradores brevemente anunciados.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

121 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Alcobaça - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Alcobaça

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.