Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


200 anos do nascimento de Karl Marx assinalados em exposição no Museu do Vinho de Alcobaça

200 anos do nascimento de Karl Marx assinalados em exposição no Museu do Vinho de Alcobaça
Notícias

20 de novembro de 2018

Em 2018, assinala-se o II centenário do nascimento de Karl Marx (nascido a 5 de Maio de 1818), personalidade incontornável não apenas na história do pensamento económico, filosófico e político da humanidade, mas também na contribuição que, pela sua práxis, deu a todos os que pretendem compreender e participar na ação transformativa do mundo.

O Museu do Vinho de Alcobaça acolhe, neste âmbito, a exposição “Legado, intervenção, luta. Transformar o mundo”, dedicada à sua figura, patente entre os dias entre os dias 22 e 30 de novembro. A exposição, promovida pelo Partido Comunista Português, é composta por 15 painéis com informação histórica sobre a figura e o pensamento do filósofo alemão.

Com a elaboração dos fundamentos do materialismo dialético e do materialismo histórico, com as suas descobertas no domínio da filosofia e da economia, Marx, em estreita colaboração com Engels, deu à classe operária, aos povos, a todas as forças do progresso, um poderoso instrumento de análise e uma ferramenta de intervenção e luta. No mundo contemporâneo, estão presentes fenómenos e profundas transformações que comprovam as descobertas e as teorias de Marx, cuja atualidade, assim, se confirma.

No dia 30 de novembro terá lugar uma sessão pública, pelas 21h00, sobre a vida e obra de Karl Marx, sendo os oradores brevemente anunciados.

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Alcobaça

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Alcobaça - VER TODAS