Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Estão a chegar os Jogos de Oeiras

Estão a chegar os Jogos de Oeiras

​Decorreu ontem, no Templo da Poesia, Parque dos Poetas, a cerimónia de apresentação pública dos Jogos de Oeiras. Esta contou com a presença do Secretário de Estado a Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais e vários convidados, como a ex-atleta Rosa Mota e o judoca Nuno Delgado.

A propósito da iniciativa, Isaltino Morais realçou que “cada vez mais, este território tem de responder às necessidades das pessoas que vivem ou trabalham neste concelho. Os Jogos de Oeiras vão também servir para reforçar a nossa identidade, sentimento de pertença e orgulho”.

 

 

 

 

O secretário de Estado, que preside também à Comissão de Honra dos Jogos de Oeiras, reconheceu a “boa prática” do Município de Oeiras:

“Numa altura em que infelizmente veem fenómenos que nada têm a ver com Desporto, e falo da violência, este é um combate que só todos juntos conseguimos resolver. O Município de Oeiras está a fazer a sua parte, porque está, desde tenra idade, a criar hábitos de prática desportiva e estilo de vida saudável”.

A primeira edição dos Jogos de Oeiras começa já em janeiro de 2019. O principal objetivo é apostar na promoção da atividade física, promovendo-se competições desportivas gratuitas, sobretudo dedicadas a crianças e famílias.

Ao longo do próximo ano, a primeira edição dos Jogos vai proporcionar mais de 34 competições em 15 modalidades desportivas diferentes, dirigidas maioritariamente a crianças entre os 6 e os 12 anos.Natação, atletismo, futebol, futsal, voleibol, basquetebol, badminton, skate, BTT, são algumas das modalidades disponíveis nesta primeira edição dos Jogos de Oeiras

As crianças e jovens gostam de jogar e competir, mas nem sempre têm oportunidade de o fazer fora dos contextos formais. De uma forma geral, a brincadeira livre está cada vez mais condicionada e os jogos informais na rua ou jardim praticamente desapareceram. A prática desportiva das crianças e jovens enquadra-se maioritariamente em clubes ou, a partir do 2.º ciclo, no desporto escolar. Embora exista uma preocupação em dar oportunidade de participação a todos, estes quadros competitivos são por natureza mais orientados para o resultado e, por isso, seletivos.

Assim, a Câmara Municipal de Oeiras estabelece os Jogos de Oeiras, com o objetivo de proporcionar a toda a população, quadros competitivos simplificadas e encontros de modalidades que potenciam a prática desportiva tendo por base os princípios da participação e diversão.

Qualquer pessoa pode inscrever-se a partir do próximo dia 26 de novembro, através da plataforma online, onde constará também todo o calendário competitivo e respetivas normas de participação. 

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Oeiras

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Oeiras - VER TODAS