Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


CINEECO 2018: A SELECÇÃO OFICIAL

CINEECO 2018: A SELECÇÃO OFICIAL

O CineEco 2018 – 24º Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, vai realizar-se em Seia, de 13 a 20 de outubro, sobre o lema dos Quatro Elementos da Natureza: Água, Terra, Fogo e Ar, elementos esses essenciais para a sobrevivência do ser humano e da sua relação com o ambiente e do planeta em que vivemos. E foi neste sentido que foi pensada e estruturada toda a programação e a Seleção Oficial CineEco 2018 tornada agora pública e que terá algumas novidades relativamente a prémios paralelos e competições especiais.

Em toda a programação e nos filmes selecionados está inerente a ideia de um equilíbrio dos elementos da natureza (Água, Terra, Fogo e Ar), que é fundamental para a preservação e crescimento sustentável do planeta em que vivemos agora e no futuro.

A Sessão de Abertura vai ter lugar no sábado, 13 de outubro às 21h30, com um dos grandes filmes ambientalistas do ano: ‘Mentiras Verdes’, de Werner Boote (Áustria), que fez parte da Seleção Oficial do Festival Internacional de Cinema de Berlim 2018 (Culinary Cinema), mais um filme que estabelece relações entre a economia e a ecologia, que discute e revela os erros de políticas das empresas relativamente aos ‘produtos verdes’, e que procuram transferir a responsabilidade da gestão justa e sustentável dos recursos para consumidores. 

A partir daí vão ser apresentadas as habituais Competições de Filmes Ambientais (Longas e Curtas Internacionais, Longas e Curtas em Língua Portuguesa, Documentários e Reportagens de Televisão, Panorama Regional), onde se destacam vários temas abordados nos filmes, que vão desde as alterações climáticas, a escassez de água, a prevenção dos fogos florestais, as ruralidades e despovoamento do interior, as imigrações motivadas por causa ambientais, a alimentação saudável e sustentável, os lixos com destaque para os lixos marinhos, os plásticos e a preservação dos oceanos, e por último a inclusão social através dos desportos e atividades ligadas à natureza e ambiente.

O CineEco 2018 dá ainda uma especial atenção, aliás como é habitual, a uma ampla programação de sessões matinais de Curtinhas Ambientais e conhecidas longas-metragens de animação, inspiradas também nos temas ambientais e dedicadas ao público infantil, como: ‘Os Incríveis 2: Os Super-Heróis’ e ‘Deep: Aventura no Fundo do Mar’.

Para além dos Prémios considerados no Regulamento para as competições internacionais longas e curtas, séries televisivas e filmes de língua portuguesa, este ano está previsto haver mais dois Prémios Especiais para filmes dentro da Seleção Oficial que tenham diferentes abordagens diretas ou indiretas, sobre a temática da água (em colaboração com as Águas de Portugal) e o combate aos lixos marinhos (com a Agência Portuguesa de Ambiente). A par das sessões de cinema estão previstas Conversas sobre Ambiente e Cinema e, no dia 15 de outubro, uma evocação ao trágico acontecimento do ano passado, em que uma boa parte da região da Serra da Estrela e do país foram fustigados pelos fortes incêndios, que são aliás temas de diversos filmes da Seleção Oficial.

De referir que este ano o CineEco conta como patrocinadores principais a LIPOR, as Águas de Portugal, o Turismo do Centro e a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.

Consulte a programação AQUI. Mais informações no website oficial: www.cineeco.pt 

 

1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente

O CineEco 2018, em colaboração com a Green Film Network (GFN), vai organizar ainda o 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Seia, Portugal, no próximo 13 de outubro.

Este 1º Fórum, que decorre no primeiro dia do festival e que conta com mais dois dias de atividades, tem já assegurada a presença de 37 diretores de festivais de cinema de ambiente de todo o mundo, além de outros reputados oradores internacionais.

O objetivo é reunir os 40 festivais de cinema ambiente de maior importância internacional, com vista a reforçar os laços e promover o debate e a reflexão sobre a relevância das plataformas audiovisuais que promovem mudanças sociais e de sustentabilidade.

O Fórum contará com figuras de relevo internacional que mais se destacam nas temáticas ambientais e do cinema, de modo a fomentar o debate e a reflexão sobre preocupações do mundo contemporâneo.

Com esta iniciativa, o Município de Seia, que conta com o apoio do Turismo do Centro, pretende criar em Seia, um evento de grande dimensão internacional, de modo a afirmar o território e reforçar a marca serra da Estrela, no contexto turístico da região Centro.

O CineEco 2018 é organizado como habitualmente pelo Município de Seia e cumpre este ano a sua 24ª edição. É por isso um dos mais antigos festivais de cinema de ambiente do mundo e integra a Green Film Network, uma plataforma de 40 festivais, da qual é igualmente membro fundador e da direção da mesma.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!


268 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Seia - VER TODAS

Festas do Concelho de Seia

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Seia

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.