Contos de Sabedoria por Americo Dimas Netto

Portal Nacional dos Municipios e Freguesias


Contos de Sabedoria por Américo Dimas Netto

Contos de Sabedoria por Américo Dimas Netto

Contos de Sabedoria – Misoso ia Kuijia é o primeiro livro do montijense Américo Dimas Netto. Apresentado no dia 15 de dezembro, na Galeria Municipal do Montijo, o livro não é “mais do que uma homenagem ao povo de Angola, retratando, de forma simples, os seus hábitos e costumes, pretendo ser apenas uma introdução à história de Angola, assim como uma referência para os mais novos, para que obtenham um conhecimento mais profundo do que foi o passado dos seus ancestrais”, afirmou o autor. 

Editado pela Câmara Municipal do Montijo, o evento de apresentação do livro contou com o presidente da câmara, Nuno Canta, que realçou o papel fundamental da autarquia na promoção da cultura montijense, afirmando, ainda, que este livro é “um ato de reconciliação cultural dos portugueses com as culturas africanas. É um livro de um europeu que procura ser fiel e coerente relativamente a tradição oral africana, agarrado sempre a uma perspetiva multicultural da lusofonia”.

Em Contos de Sabedoria – Misoso la Kuijia, a personagem Soba Makulama decide contar às crianças, ao jeito da tradição oral bantu, algumas passagens da sua vida e experiências que teve como chefe tradicional. Estas passagens são assim um legado da memória do povo angolano e permitem recordar histórias típicas do quotidiano e mosaicos da cultura de Angola, desde os primórdios da presença humana no território subsariano de África até à nossa atualidade. O livro tem ilustrações da artista plástica Susana Resende.

Américo Dimas Netto, natural do Montijo, há quarenta anos que é profissional do sector da construção e desenho técnico. Atualmente a trabalhar em Angola, onde coordenou vários projetos para o Ministério do Interior e empresas parceiras deste, decidiu, após editar contos curtos na revista Futuro, escrever o seu primeiro livro, Contos de Sabedoria - Misoso ia Kuijia, dedicado à cultura bantu e à tradição oral daquele povo, publicado em 2017 através do apoio da Câmara Municipal do Montijo.

 

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Montijo

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Montijo - VER TODAS