No Dia Mundial da Criança, o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery apresentou “”.
Com encenação de Jorge Sousa, a peça conta a história do milagre que esteve na origem da devoção ao Senhor de Matosinhos.
Um dia, andava uma menina chamada Maria na praia de Matosinhos a apanhar lenha para a sua lareira, quando encontrou um pedaço de madeira que juntou aos restantes.
Em casa, lançou esse pedaço ao fogo e ele por várias vezes saltou da lareira. A menina, surda-muda de nascença, fazia vários gestos desesperados para dizer qualquer coisa e, por fim, falou, perante o espanto da mãe, Rosa, que o pedaço de madeira era o braço de Nosso Senhor das Bouças.
Assombrados pelo milagre, os pais, Rosa e António, verificaram que o braço se ajustava na perfeição à imagem do Senhor de Matosinhos, esculpido por Nicodemos, parecendo nunca dela se ter separado.
No século XVI, a imagem foi mudada para uma igreja em Matosinhos, construída em sua honra, ficando a ser conhecida por Nosso Senhor de Matosinhos, nascendo aí a devoção e a romaria do Senhor de Matosinhos.
A peça é interpretada por elementos da escola de teatro D’Arte, de S. Mamede de Infesta, e conta com a participação especial do historiador Joel Cleto.
Amanhã, haverá mais duas sessões dirigidas às escolas. No total, serão mais de 840 as crianças que assistirão à peça infantil.
Para o público em geral, haverá, nos dias 3 e 4 de junho, sessões às 15h30. Os interessados em adquirir bilhetes, deverão aceder ao link https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/122551-a_lenda_do_senhor_de_matosinhos-teatro_municipal_constantino_nery/
ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>