Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

INESC TEC inaugura TEC4SEA

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) dispõe agora da TEC4SEA, uma plataforma de apoio à investigação, desenvolvimento, teste e validação de tecnologias marítimas.

Pioneira a nível europeu, a TEC4SEA atua principalmente nas áreas da robótica marinha, nomeadamente veículos autónomos e não autónomos, sistemas de comunicações e sensorização avançada, e acústica submarina, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável da Economia Azul.

A TEC4SEA terminou a fase inicial de implementação em dezembro do ano passado, e está agora a iniciar a sua fase operacional.

A cerimónia de inauguração decorreu ontem nas instalações do Porto de Leixões e contou com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, do presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, José Manuel Mendonça, e do Administrador Executivo do INESC TEC, Luís Seca.

Seguiu-se uma visita aos dois dos principais recursos e capacidades edificadas durante a fase de implementação: o Ponto de Apoio, localizado no Porto de Leixões, constituído por um laboratório e uma pequena oficina, e o navio de investigação Mar Profundo, atualmente atracado na Marina de Leça da Palmeira.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

22 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Matosinhos - VER TODAS

“A Árvore e a Música”
Matosinhos na B-Travel
Matosinhos em Paris
Festival Termómetro

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Matosinhos

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.