Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Braga integra a Declaração Europeia das Cidades Circulares

17/03/2023

Foi recentemente apresentado o relatório “Circular Cities Declaration 2022” dando a conhecer as actividades, estratégias e acções da comunidade que compõe a Declaração Europeia das Cidades Circulares. Além de Braga, Guimarães, Porto, Torres Vedras, Évora, Loures e Albergaria-a-Velha, integram esta declaração, perfazendo sete municípios Portugueses a assinar este documento que reúne dados de 40 signatários, de vários países europeus, que se comprometem a acelerar a transição de uma economia linear para uma economia circular, tornando Portugal no país com mais municípios signatários.

O referido documento recorda que Braga desenvolveu, em 2022, um Diagnóstico para a Economia Circular no Concelho, onde apresenta as boas práticas e iniciativas locais. Entre as principais acções do Município, estão a estratégia de valorização de bio resíduos, em que os cidadãos deverão separar os resíduos orgânicos e colocá-los em sacos que são depositados nos contentores da AGERE mas, sendo facilmente distinguíveis serão encaminhados  para a compostagem em vez de depositados em aterro; o projecto Cuidar Braga - de incentivo à valorização da biomassa proveniente da agricultura e da silvicultura, em substituição da sua queima, tendo sido colocado à disposição da população um serviço de bio trituração da matéria vegetal -, e o trabalho realizado com as Eco Escolas que têm vindo a aumentar no Concelho, envolvendo alunos nas temáticas ambientais, além da aposta crescente nas hortas urbanas comunitárias que já existem em muitas das freguesias, de forma a que os cidadãos possam produzir alguns dos seus alimentos. 

No entanto, para Braga há que sinalizar ainda a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, evento que tem realizado desde 2014; a oferta de mais de 600 compostores, nomeadamente a escolas e IPSS, mas também a cidadãos, através das Juntas de Freguesia, e as sessões realizadas nas escolas sobre os temas compostagem, resíduos em geral e economia circular em particular, nomeadamente a formação de docentes que se realizou no passado dia 4 de Março.

Destaque ainda para o Workshop que está previsto para os dias 18 e 25 de Março e 13, 20 e 27 de Maio, para o mesmo público, sobre construção de móveis e utensílios em cartão. Há ainda a referir os cerca de 1600 ecopontos, obtidos pela CIM Cávado através de um financiamento europeu, que foram distribuídos pelos cidadãos, IPSS, escolas e residências universitárias.

Todas as informações sobre a Declaração Europeia das Cidades Circulares está disponível em: https://circularcitiesdeclaration.eu

Município de Braga, 17 de Março de 2023




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

28 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Braga - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Braga

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.