Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

O Povoado Pré-Histórico de Leceia – Cinquenta Anos de Trabalhos Arqueológicos

A apresentação pública dos resultados do trabalho de investigação, divulgação e valorização do Povoado Pré-histórico de Leceia (Barcarena), realizado ao longo de 50 anos, decorreu no passado dia 21 de janeiro, no Templo da Poesia.

Na ocasião, João Luís Cardoso, professor catedrático de Arqueologia e coordenador do Centro de Estudos Arqueológicos do Concelho de Oeiras, responsável pelos trabalhos desenvolvidos no povoado de carácter de divulgação e de animação cultural e pelas escavações nele realizadas, deu a conhecer os resultados obtidos naqueles diferentes domínios de intervenção, os quais constituem integralmente o 31º Volume dos Estudos Arqueológicos de Oeiras, ‘’. A sessão que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e do Vereador Pedro Patacho, e a apresentação do trabalho esteve a cargo de Luís Oosterbeek, professor-coordenador do Instituto Politécnico de Tomar e Presidente do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas (UNESCO).

As escavações tiveram início em 1983 e duraram até 2022. Uma oportunidade única que contou com o importante apoio do Município de Oeiras.

O povoado pré-histórico de Leceia é considerado um dos mais importantes povoados fortificados calcolíticos da Península Ibérica, e mesmo da Europa.

Os materiais podem ser observados na Exposição Monográfica do povoado pré-histórico de Leceia, localizada na Fábrica da Pólvora de Barcarena, mediante contacto prévio (21 4408432; arqueologia@oeiras.pt).

As escavações do Povoado Pré-histórico de Leceia podem também ser visitadas com um acompanhamento especializado por parte de um técnico superior do Centro de Estudos Arqueológicos e são de entrada gratuita, através de marcação prévia.

Saiba mais sobre Leceia visualizando o filme em https://youtu.be/mFghDoNEie4 e sobre as visitas em https://bit.ly/3XRmaWx  

 

 

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

32 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Oeiras - VER TODAS

Lições da Pandemia

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Oeiras

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.