Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Loures inaugura espaço de apoio às vítimas de violência doméstica aberto 24 horas por dia

 

Este equipamento, localizado na cidade de Loures, pretende incrementar a qualidade no apoio a todas as vítimas de violência doméstica, que aí podem usufruir de um atendimento especializado e multidisciplinar, com privacidade, conforto e segurança. Ao seu dispor encontra-se também uma linha telefónica gratuita, acessível através do número 800 500 333.

 

O Espaço Vida, que abrirá as portas na próxima semana, estará em funcionamento 24 horas por dia, 365 dias por ano, sendo o atendimento assegurado por polícias com formação específica e, sempre que se justifique, por técnicos da Câmara Municipal de Loures.

 

Na sua intervenção, a vice-presidente da Autarquia, Sónia Paixão, recordou que inaugurou, em 2010, na qualidade de vereadora, o primeiro Espaço Vida, um projeto então “pioneiro no contexto da Área Metropolitana de Lisboa”. Um ano depois, acrescentou, foi criada a Rede Municipal de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica, a qual foi decisiva para a “enorme cooperação” hoje existente entre todas as entidades. 

 

A convicção de Sónia Paixão é que o equipamento agora inaugurado, na sequência da assinatura de um protocolo de cooperação com a PSP, “vai ajudar a combater os números aterradores de que temos conhecimento” no domínio da violência doméstica, que este ano já fez 22 vítimas mortais no país.

 

“É um flagelo a que nenhum de nós pode ficar indiferente”, afirmou a vice-presidente, dando conta de que, desde janeiro desde ano, a Autarquia abriu cerca de 150 novos processos naquela área, sendo que no conjunto dessas situações estão envolvidas 240 crianças. A maior parte das queixas diz respeito a violência psicológica, seguindo-se a violência física e a sexual.

 

“A violência intrafamiliar é, infelizmente, uma realidade longe de estar mitigada”, corroborou a procuradora-geral adjunta, coordenadora da Comarca de Lisboa Norte do Ministério Público, Maria de Lurdes Correia. “Este dia pode ser histórico. Pode ser um avanço gigantesco no caminho que estamos a percorrer”, afirmou, manifestando a expetativa de que o espaço agora inaugurado contribua decisivamente para os processos de proteção e apoio às vítimas e de recolha de prova.   

 

Também o comandante do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, superintendente Paulo Pereira, enalteceu a abertura do Espaço Vida, explicando que esta força policial “tem notado uma melhoria substancial” na qualidade do atendimento desde que passaram a estar ao dispor da população equipamentos como aquele que agora passa a existir em Loures. Na Área Metropolitana de Lisboa, adiantou, existem atualmente outros sete espaços semelhantes. 

 

Já o ministro da Administração Interna justificou a sua presença nesta inauguração com o facto de a abertura do Espaço Vida cumprir “três valores fundamentais”: o da “dignidade”, o da “cooperação” e o do “compromisso com o futuro”. José Luís Carneiro aproveitou ainda para elogiar o “trabalho pioneiro” que a Câmara Municipal de Loures desenvolve há mais de uma década nesta área, nomeadamente “o esforço que tem desenvolvido e a sensibilidade que tem demonstrado”. 

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

30 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.