Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Circularidade dos Produtos é Fundamental para a Redução dos custos das Matérias Primas

Realizou-se hoje, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, a 2.ª Conferência Nacional Redes Cidades Circulares, promovida pela Direção-Geral do Território, no âmbito da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2), e que reuniu cerca de quarenta autarquias envolvidas nas quatro Redes Cidades Circulares, peritos e partes interessadas na promoção e capacitação da comunidade na transição para a economia circular.

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, marcou presença no evento, em representação do município, tendo, inclusivamente, participado na mesa redonda composta por mais três autarcas de municípios parceiros de Redes Cidades Circulares, Ponte de Sôr, Figueira da Foz e Valongo, os quais foram convidados a refletir sobre a sua experiência e o seu papel na transição para a economia circular.

De acordo com Gaudêncio, “O custo da inflação já se nota no nosso dia-a-dia. A Câmara Municipal da Ribeira Grande está focada em atenuar esses efeitos, quer seja ajudando quem tem menos recursos financeiros, quer seja reduzindo impostos”, tendo acrescentado que a autarquia, ao fazer parte da Rede de Cidades Circulares, pretende implementar medidas para a circularidade dos produtos.

A Ribeira Grande integra a rede Rurban Link, dedicada às ligações circulares entre áreas urbanas e rurais, e da qual fazem parte mais sete municípios de Portugal Continental e Madeira. Recorde-se que no passado mês de setembro, a Ribeira Grande acolheu o 3.º Encontro da Fase 2 desta Rede.

Para além da Rurban Link, as redes R2CS, Circular Net e CApt2 também foram constituídas em setembro de 2021 e deverão, em maio de 2023, apresentar o Plano Local de Ação Integrada de cada município, o qual irá refletir o conjunto de ações que cada interveniente se propõe a fazer na transição para a economia circular.

Este encontro constituiu uma oportunidade privilegiada para os participantes dos diversos municípios apresentarem o trabalho desenvolvido até à data, assim como potenciarem a troca de ideias e conhecimentos.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

19 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Ribeira Grande - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Ribeira Grande

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.