Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

MUSEU DO VIDRO INAUGUROU EXPOSIÇÃO “SOPROS DE NATAL”

O Museu do Vidro, na Marinha Grande, inaugurou a exposição “Sopros de Natal, adornos artesanais em vidro – Coleção ViCO”, no passado dia 19 de novembro, que apresenta cerca de 120 peças fabricadas e pintadas de forma artesanal por vidreiros de várias nacionalidades.

Os enfeites de vidro para a árvore de Natal em exposição pertencem à Coleção ViCO (Galiza, Espanha). Foram soprados pela primeira vez no primeiro terço do século XIX em Lauscha, uma cidade conhecida pelo fabrico de vidro na Turíngia, Alemanha. Com o passar do século, a produção foi estendida a outros territórios alemães ou que estavam na esfera da influência do seu império, como Lorena (França), Boémia (República Checa) ou Silésia (Polónia), e de lá foram exportados para os restantes países da Europa.

A exposição “Sopros de Natal” pretende, assim, dar a conhecer estas pequenas jóias natalícias e a sua história, através de uma seleção de peças de variadas temáticas relacionadas com o Natal, produzidas na Alemanha, Áustria, Estados Unidos da América, Polónia, República Checa e Ucrânia.

As cerca de 120 peças em exposição integram a Coleção ViCo, uma coleção particular com mais de mil exemplares de peças contemporâneas destinadas a pendurar em árvores de Natal, todas elas em vidro soprado manualmente. A dimensão do acervo permite apresentar exposições com conteúdos muito diversos com um objetivo comum a todas elas: divulgar este ofício e contar histórias através delas.

Em 2019, o Museu do Vidro e a Coleção ViCO promoveram a primeira exposição dedicada aos adornos de Natal. Perante o sucesso registado, retoma-se a temática em 2022 com novas histórias e temáticas, apostando na qualidade do design ou na originalidade das peças selecionadas.

A exposição “Sopros de Natal, adornos artesanais em vidro – Coleção ViCO” pode ser vista no Museu do Vidro, na Marinha Grande, até ao dia 29 de janeiro de 2023, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas às 12h30 e 17h30).




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

25 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Marinha Grande - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Marinha Grande

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.