Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Município de Faro celebra 10 anos do Gabinete de Apoio ao Idoso

27 de setembro 2022

O Gabinete de Apoio ao Idoso do Município de Faro comemora os seus 10 anos e, para celebrar a data, vai realizar, em parceria com a Universidade Algarve, um evento designado “Encontro para Compreender: Boas Práticas no Trabalho com Idosos”, a ter lugar no próximo dia 30 se setembro. Pretende-se com este evento partilhar boas práticas e experiências no trabalho com idosos, por parte de instituições do concelho de Faro, bem como do resto da região algarvia e país e, também, perspetivar os novos desafios e possíveis respostas para as matérias relacionadas com o envelhecimento.

O Gabinete de Apoio ao Idoso, ao longo dos seus 10 anos de vida, tem vindo a acompanhar os seniores farenses e/ou respetivos familiares, residentes no concelho de Faro.Com o seu trabalho procura identificar as principais necessidades, por forma a encaminhar o munícipe para a resposta social mais adequada; promover o direito ao acesso a prestações sociais, auxiliando no preenchimento dos respetivos formulários/requerimentos, mediar situações de risco/perigo, com os Serviços do Ministério Público e instruir Processos no âmbito do regime Jurídico Maior Acompanhado, entre outras atividades.

Na parte da manhã intervirão diversas entidades do Concelho de Faro (Divisão de Desporto do Município de Faro, Provectus, ARPI - Associação de Reformados e Pensionistas de Faro, Cruz Vermelha Faro-Loulé, Santa Casa da Misericórdia de Faro, Espaço Saúde em Diálogo e Associação Nossa Senhora dos Navegantes da Culatra). De tarde teremos uma Mesa Redonda com entidades externas (Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, Município de Castro Marim, Repensa - Rede Portuguesa de Envelhecimento Saudável e Ativo, Instituto Politécnico de Beja - Up Again Sénior e Associação Dignitude) e terminaremos com dois convidados sobejamente conhecidos: Pedro Mota Soares (Ministro da Solidariedade, Trabalho e da Segurança Social entre 2011 e 2015) e Manuel de Lemos (Presidente do Secretariado Nacional da União das Misericórdias).

O evento terá lugar no Grande Auditório de Universidade do Algarve, localizado no Pólo de Gambelas e está especialmente vocacionado para dirigentes, técnicos e estudantes com interesse pela temática do envelhecimento.

A organização disponibilizará almoço gratuito os primeiros 200 inscritos.

As inscrições poderão ser efetuadas através do link: https://bit.ly/3x4QqSQ ou email dis@cm-faro.pt. Mais informações poderão ser prestadas através do email dis@cm-faro.pt ou do telefone 289 870 869.

 

Programa disponível AQUI




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

34 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Faro - VER TODAS

Passagem de Ano 2022-2023
Natal na Baixa 2022
Faro. Somos Todos.

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Faro

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.