Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Livro “A Biodiversidade do Barroso - Borboletas Diurnas” apresentado em Boticas

O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu esta quinta-feira, dia 11 de agosto, a apresentação do livro “A Biodiversidade do Barroso – Borboletas Diurnas”.

O Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, presidiu à cerimónia onde também estiveram presentes, entre outros, os vereadores Guilherme Pires e Isabel Torres, o responsável pela Associação Ambiental e Cultural Celtiberus (AACC) e pela gestão do Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade (BNB), Nuno Teixeira, bem como o autor e coautores da obra, Ernestino Maravalhas, José Manuel Arantes e Alexandre Maravalhas, respetivamente.

O livro, em formato guia de bolso, com 160 páginas, 483 fotografias e escrito em cinco línguas, surgiu de um estudo desenvolvido por Ernestino Maravalhas, apaixonado pelo Concelho de Boticas e pela fauna local, sobre 105 espécies de borboletas diurnas conhecidas na região do Barroso, grande parte delas na área do BNB, e que representam cerca de 80% da fauna de Portugal continental.

Segundo Fernando Queiroga “esta obra, que serve de elemento de promoção e divulgação de Boticas, é mais uma prova da vasta riqueza natural e paisagística existente neste território, dando ainda mais relevância à classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial”.

“O património natural do nosso concelho é fascinante e deve ser protegido. Nesse sentido, faremos tudo o que está ao nosso alcance para o preservar e perpetuar junto das gerações futuras”, enalteceu o autarca.

Por sua vez, Ernestino Maravalhas, que agradeceu o apoio da autarquia na publicação do guia, referiu que “a biodiversidade deste território é única no país e uma das mais importantes no que concerne à variedade de espécies selvagens de borboletas”, acrescentando que “ainda há muito para descobrir na região”.

De referir que este guia é o primeiro volume de uma coleção de livros de bolso que ilustram a biodiversidade do Barroso.

A obra é dedicada às borboletas diurnas, sendo que os volumes seguintes já se encontram em preparação e irão abordar outras tipos de animais.

De acrescentar que o livro “A Biodiversidade do Barroso – Borboletas Diurnas” estará disponível para compra na receção do Boticas Parque e na Loja Interativa de Turismo de Boticas.  




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

42 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Boticas - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Boticas

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.