Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Autarquia distribuiu livro que alerta para o bullying sobre crianças obesas

A Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Sónia Gonçalves, distribuiu pelas Escolas Básicas do 1.º Ciclo do Concelho o livro “O Esconderijo”, que aborda a relação entre o bullying escolar e a obesidade infantil. O livro, lançado pela Associação de Doentes Obesos e Ex-obesos de Portugal (ADEXO) e pela a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), foi oferecido à Autarquia, na pessoa do Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, e Vereadora Sónia Gonçalves, num total de 17 exemplares, por Carlos Oliveira Presidente da ADEXO.

Numa campanha de âmbito nacional, o objetivo é alertar e sensibilizar a comunidade escolar, os encarregados de educação e a população em geral para esta realidade, que afeta 65% das crianças com obesidade em Portugal. Segundo dados da APCOI os insultos, alcunhas e comentários inapropriados estão entre os principais atos discriminatórios contra crianças com excesso de peso, com idades entre os 6 e os 14 anos.

O livro “O Esconderijo”, apadrinhado pelos apresentadores José Carlos Malato e Vanessa Oliveira, da RTP, conta-nos a história de um rapaz e de uma rapariga, vítimas de bullying por parte dos seus colegas, e a forma como conseguem superá-lo com o apoio de uma professora.

A APCOI realizou uma sondagem, em 2020, a 512 pais e encarregados de educação, de crianças com excesso de peso, onde a maioria dos inquiridos afirmou já terem lidado com pelo menos um episódio de bullying escolar relacionado com o peso da criança, nos últimos dois anos letivos. Os episódios de bullying reportados foram na maioria vindos de colegas da mesma turma (47%), seguindo-se situações com alunos de outras turmas da escola (40%) e ainda ocorrências com professores ou pessoal não docente (13%). Segundo a APCOI, a pandemia da Covid-19 agravou mais esta situação, com uma em cada cinco crianças com obesidade a ser vítima pela primeira vez de um ataque de cyberbullying. Por essa razão apelam para que sejam denunciadas à escola ou às autoridades estas situações, de forma a se atuar atempadamente.

A ADEXO e APCOI apelam aos pais e educadores para estarem atentos aos principais sintomas como a tristeza, irritabilidade, apatia, insónias, pesadelos, verbalização de culpas, comportamentos de fuga, recusa em ir à escola. A maioria das vítimas tende a sofrer de ansiedade generalizada, depressão ou stress pós-traumático – a segunda maior doença psiquiátrica em Portugal. Em casos mais extremos pode levar ao suicídio. *

*fontes ADEXO e APCOI jQuery(document).ready(function($) { $(#facebook-after-49430).sharrre({ share: { facebook: true }, urlCurl: https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/plugins/genesis-simple-share/assets/js/sharrre/sharrre.php, enableHover: false, enableTracking: true, disableCount: true, buttons: { }, click: function(api, options){ api.simulateClick(); api.openPopup(facebook); } }); $(#twitter-after-49430).sharrre({ share: { twitter: true }, urlCurl: https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/plugins/genesis-simple-share/assets/js/sharrre/sharrre.php, enableHover: false, enableTracking: true, buttons: { }, click: function(api, options){ api.simulateClick(); api.openPopup(twitter); } }); $(#pinterest-after-49430).sharrre({ share: { pinterest: true }, urlCurl: https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/plugins/genesis-simple-share/assets/js/sharrre/sharrre.php, enableHover: false, enableTracking: true, buttons: { pinterest: { media: https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/uploads/20220411_LIVRO_O_ESCONDERIJO_foto_CMSC_sel-1-scaled.jpg, description: } }, click: function(api, options){




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

76 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Santiago do Cacém - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Santiago do Cacém

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.