Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Castelo Sente teatro “Jorge Retorna a Montemor” no domingo, dia 26 de junho. Entrada Livre

Domingo, dia 26 de junho, às 17h30, há animação de rua no Castelo de Montemor-o-Velho com “Jorge Retorna a Montemor | Os Quadros”, numa apresentação a cargo do Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho (CITEC).

Integrada na programação regular “Castelo Sente”, programação cultural regular promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, a iniciativa vai desvendar alguns dos momentos da peça “Jorge Retorna a Montemor”, a mais recente produção da formação montemorense.

Encenada por Diogo Carvalho, a fábula histórico-cénica de Armando Nascimento Rosa ganha uma nova dimensão e, ao percorrer diversos espaços do Castelo de Montemor-o-Velho, vai conduzir o público por uma viagem repleta de peripécias, acompanhando a odisseia de um grupo de atores na (re)descoberta de Jorge de Montemor.

Descortinando o expediente dos figurinos que vão chegando em encomendas de um misterioso remetente, "Jorge retorna a Montemor" começa a materializar-se enquanto texto dramático que brinca com a ausência de dramaturgo a escrevê-lo. Os atores passam a acumular funções (dramaturgos e atores), permitindo criar com algum humor através de jogos e experiências destes, numa criação teatral contemporânea. Uma homenagem a um filho ilustre de Montemor-o-Velho, que transportou consigo, para terra e letras de Espanha, a memória da terra que o viu nascer gravada no seu próprio nome: Jorge de Montemor, escritor, cantor e músico.

Recorda-se que “Jorge retorna a Montemor”, fábula histórico-cénica, conheceu a sua estreia a 29 de abril de 2022 no Teatro Esther de Carvalho, numa produção do CITEC.

“Jorge Retorna a Montemor | Os Quadros”, acontece no castelo de Montemor-o-Velho, sempre ao domingo.

A entrada é livre.

 

Informação complementar:

Autor: Armando Nascimento RosaEncenação e espaço cénico: Diogo CarvalhoVersão dramatúrgica: Diogo Carvalho (com colaboração doautor)Música original: Armando Nascimento Rosa, com arranjos de Miguel SilvaElenco: Carlos Cunha; Fernando Capinha Lopes; Gustavo Santos; Judite Maranha; Raquel Nobre; Rui Almeida; Sara PintorMúsico: Custódio MonteiroFigurinos: Espólio do Município de Montemor-o-Velho (com a colaboração de Judite Maranha)

Sonoplastia: Ricardo SantosApoio vocal: Cristina FariaApoio ao movimento: Ana FigueiredoCaracterização: Daniela ClaroFotografia: Jorge Valente




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

65 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Montemor-o-Velho - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Montemor-o-Velho

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.