Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Vice-Presidente reuniu com movimento associativo concelhio

O Vice-Presidente e Vereador responsável pelo Associativismo e Desporto, Filipe Fonseca convocou todas as associações culturais, desportivas e recreativas do concelho para um encontro, realizado no Auditório Municipal no dia 18 de junho e que também contou com a presença do Presidente da Câmara, Paulo Pereira e da Vereadora da Cultura e Património Cultural, Anabela Cardoso.

Participaram 28 das 40 coletividades convidadas.

Esta reunião alargada, serviu para a apresentação dos resultados recolhidos em 2022 sobre a Avaliação do Grau de Satisfação das associações relativamente aos serviços de apoio do Associativismo, enquadrando-se no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade do Município de Baião, e da integração do Regulamento Municipal de Atribuição de Apoio às Associações Desportivas, Recreativas e Culturais no novo Código Regulamentar Municipal.

Foi também realizada uma apresentação por parte de um técnico do Gabinete de Projetos Comunitários do Município, para que as associações tenham conhecimento do tipo de candidaturas existentes, procedimentos a tomar e apoio técnico disponível por parte da autarquia.

NOVA PLATAFORMA ELETRÓNICA VAI FACILITAR ARTICULAÇÃO

No sentido de melhorar os procedimentos e articulação institucional foi desenvolvida e apresentada às Associações, por parte de um técnico de Sistemas de Informação da autarquia, uma plataforma que lhes irá permitir interagir de forma mais prática e eficiente, nomeadamente na entrega, via internet, das suas candidaturas aos apoios anuais, consultar o ponto de situação das mesmas, marcar e articular eventos numa agenda conjunta para todas as entidades do Município, efetuar outro tipos de pedidos para além do monetário a que se candidatam, agendar reuniões, entre outras funcionalidades que permitem agilizar procedimentos e estabelecer um contacto mais direto com a Câmara Municipal de Baião e mais concretamente com o Pelouro do Associativismo e Desporto.

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, abriu a sessão, referindo a sua satisfação pela presença significativa de associações.

“Passámos por uma pandemia que impediu ou prejudicou muito a atividade do movimento associativo. Felizmente estamos a regressar a uma certa normalidade, e nesse sentido achamos por bem convocar todas as associações para acertarmos estratégias e concertarmos pontos de vista, porque se todos estivermos articulados e imbuídos do mesmo espírito tudo flui muito mais naturalmente, em prol da qualidade de vida das nossas populações”.

Filipe Fonseca, Vice-Presidente e Vereador responsável pelo Associativismo e Desporto, referiu que “esta reunião alargada permitiu discutir algumas das preocupações das associações, no seguimento do que era hábito em mandatos anteriores. Foi também transmitido às coletividades que vários dos contributos que tinham dado em reuniões anteriores foram incorporados e vertidos no Código Regulamentar do Município.

Foi ainda feita a apresentação da nova plataforma de apoio ao Associativismo, que será implementada por este Município, de forma a agilizarmos os procedimentos, e que esperamos venha a ser utilizada. Sem embargo, continua a ser possível estabelecer contacto pelas vias normalmente disponíveis.

Este encontro permitiu também articular com todas as associações a melhor forma de as auxiliar, e transmitir-lhes o apoio total por parte da autarquia no sentido de as ajudar nas candidaturas aos vários mecanismos de apoio disponíveis, nacionais e europeus.

Mais uma vez, reiteramos os compromissos assumidos e manifestamos a nossa total disponibilidade para continuarmos estas parcerias e sermos parte da solução no que toca ao movimento associativo”.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

71 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Baião - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Baião

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.