Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Culto a Nossa Senhora da Nazaré no Brasil traz delegação de Ourém do Pará às origens da devoção

A Secretária Municipal da Juventude, Cultura, Lazer e Turismo de Ourém do Pará, Brasil, Ebe Potiguar, acompanhada de um grupo de trabalho da Prefeitura Municipal, efetuou, hoje, uma visita de cortesia ao Município da Nazaré, tendo sido recebida pelo Presidente da Câmara Municipal, Walter Chicharro.

O Município de Ourém do Pará, a 182 km de Belém, Capital do Estado, é um dos muitos devotos de Nossa Senhora da Nazaré. Há mais de 200 anos que o Estado do Pará realiza o Círio de Nazaré, uma das maiores celebrações religiosas do mundo que acontece em outubro (Belém, do Pará) e que, todos os anos, atrai cerca de 2 milhões de fiéis católicos.

“A maioria dos municípios do Estado do Pará tem como culto Nossa Senhora da Nazaré”, explicou Ebe Potiguar durante a receção nos Paços do Concelho da Nazaré.

O Culto a Nossa Senhora da Nazaré é um dos Cultos Marianos mais antigos de Portugal, com mais de 800 anos de história e devoção ininterrupta.

A devoção espalhou-se pelo mundo de língua portuguesa, estando hoje mais viva no Brasil do que no seu país de origem. Exemplo maior é o Círio de Nazaré, em Belém do Pará, a maior manifestação de fé católica da América do Sul, com mais de dois milhões de pessoas anualmente nas ruas da capital paraense a prestar homenagem à Rainha da Amazónia, nome pela qual também se designa a Nossa Senhora.

Por iniciativa da Câmara Municipal da Nazaré, está em curso um processo de Candidatura deste Culto a Património Imaterial da Humanidade, em conjunto com o Governo do Estado do Pará.

É, também, intenção da Câmara, no âmbito da divulgação da oferta do turismo religioso, participar em eventos internacionais que promovam a origem do culto a NS da Nazaré.

“Há a intenção de estar presente da FITA – Feira internacional de turismo da Amazónia a promover o culto de N.S da Nazaré para que no Brasil também saibam a origem do culto”, explicou Walter Chicharro.

A comitiva de Ourém-Pará, que celebrou, esta semana com Ourém de Portugal um acordo de cooperação, foi também recebida na Confraria N. S. Nazaré, onde recebeu a imagem da Santa que irá ficar exposta na Capelinha do Morro, no Estado do Pará.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

75 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Nazaré - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Nazaré

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.