Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Centenário Maria Ondina Braga

22/06/2022

“Eu Vim Para Ver a Terra: Maria Ondina Braga, um olhar nómada” é o título da exposição documental inaugurada esta Terça-feira, 21 de junho, na Galeria do Paço, no âmbito das comemorações do Centenário da escritora Bracarense Maria Ondina Braga.

A iniciativa contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, que destacou a importância da obra da escritora, lembrando que a Autarquia tem procurado valorizar e promover a leitura e a escrita através da criação do Grande Prémio Maria Ondina Braga. Trata-se de um prémio exclusivo da literatura de viagens, promovido em parceria com a Associação Portuguesa de Escritores.

A exposição documental, que pode ser vista até 28 de julho, procura mapear e dar a conhecer ao visitante o percurso singular da escritora, desde Braga, cidade natal e geografia de afetos, aos caminhos percorridos pelos quatro continentes, quer como emigrante, quer como viajante, quer como turista.

A par desta mostra, patrocinada pela dst group, foi ainda apresentado o I Volume das Obras Completas de Maria Ondina Braga, editado pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda.

Sobre Maria Ondina Braga

Nascida em Braga, em 1922, a escritora Maria Ondina Braga cedo se fez sozinha aos caminhos do mundo. Trabalhou em vários continentes, viajou por vários países, experienciou diversas culturas, num percurso de vida singular e notável para o seu tempo.

Embaixadora da língua portuguesa à escala global, como professora e como escritora, a sua obra é profundamente marcada pela experiência da viagem e pelo diálogo intercultural, pela memória e pelo registo etnográfico, pelo fantástico e pela preocupação ecológica, mas também pelo olhar atento à condição feminina nas diversas geografias e culturas, incluindo as escritoras de todos os tempos cujas biografias nos deixou. Razões para que a sua escrita ganhe nos dias de hoje uma acutilante e renovada atualidade.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

66 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Braga - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Braga

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.