Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

CLAS realiza workshop temático no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social e de Saúde

 

O Plano de Desenvolvimento Social e de Saúde (PDSS) do Concelho de Loures 2021-2025 resulta de uma definição conjunta de eixos prioritários, para a promoção do desenvolvimento social local, refletindo assim uma visão integrada e perspetivando uma intervenção concertada no âmbito da intervenção social no Município.

 

Este processo de planeamento integrado faz-se através da operacionalização de planos de ação, a concretizar pelos parceiros locais, de forma a espelhar a estratégia relativamente ao percurso de desenvolvimento social do concelho. Desta forma, o CLAS realizou ontem um primeiro workshop para construção do Plano de Ação 2022-2023, subordinado ao tema Infância e Juventude, e nele foram definidas diversas ações para nove medidas selecionadas, de um total de 28 que integram o PDSS.

 

Elaborar o Diagnóstico da Infância e Juventude do Concelho, com identificação de áreas prioritárias; elaborar o Plano Municipal de Promoção da Prevenção na área da Infância e Juventude; criar plataforma da rede de parceiros, com vista à divulgação de informação relevante e partilha de projetos, bem como experiências de intervenção; implementar, nas escolas do Município, projetos de prevenção de comportamentos de risco; aprofundar a caracterização das situações de risco e/ou perigo, sinalizadas na Autarquia; criar plano de formação obrigatório aos agentes/entidades de primeira linha do Sistema de Promoção e Proteção; criar equipa multidisciplinar para articulação e apoio direto a entidades de primeira linha, ao nível da sinalização e acompanhamento de crianças e jovens em risco/perigo; estabelecer parcerias com entidades e associações locais (desportivas e/ou culturais), para a implementação de projetos de desenvolvimento de competências pessoais e sociais, em contextos não formal, apostando na replicação de projetos com resultados positivos; e reforço das equipas das ELI (Equipas Locais de Intervenção), foram as nove medidas selecionadas pelos 15 parceiros que participaram neste workshop, e sobre as quais foram definidas ações concretas, através da metodologia World Café.

 

Os três grupos, criados para esta discussão, participaram na concretização de todas as medidas priorizadas, definindo as atividades a realizar, a sua calendarização, quais os responsáveis e os recursos necessários para a implementação de cada atividade.

 

Durante o período da tarde, realizou-se ainda um segundo workshop, subordinado ao tema Envelhecimento. No total são seis os workshops que terão lugar no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social e de Saúde do Concelho de Loures 2021-2025, e que envolverão todos os parceiros do CLAS e das Comissões Sociais de Uniões das Freguesias (CSUF). No dia 23 de junho, os workshops terão como temáticas a Ação Social e a Família e Comunidade e, no dia 30, a Deficiência e Incapacidade e a Saúde.

 

Os workshops decorrem no auditório da Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, e contam com a colaboração do serviço de apoio técnico da Rede Social de Loures e da empresa de consultoria e formação profissional, Logframe, responsável pela elaboração do PDSS.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

55 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.