Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Escolas Albergarienses reconhecidas pelos seus projetos na área de programação

Pedro e Artur são dois alunos do 4.º ano que desenvolveram um jogo a alertar para a necessidade de proteger os oceanos. Ontem, na Biblioteca Municipal, apresentaram-no no Seminário e Entrega de Prémios Scratch como um exemplo do trabalho desenvolvido por perto de 300 alunos do 4.º ano do Concelho nas sessões Scratch on Road, que introduz os mais novos na linguagem de programação através de conceção de jogos e outros materiais didáticos.

Os vários projetos criados nestas sessões, sobre a temática dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), foram apresentados na 8.ª Mostra de Empreendedorismo Júnior, no início de junho, e captaram a atenção dos inúmeros visitantes. António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, referiu que era notória a satisfação dos alunos ao apresentar os seus projetos, “estavam a mostrar algo em que acreditavam”. Para o autarca, a promoção das tecnologias nas escolas é a base para projetos maiores, que podem fazer a diferença no futuro e que “nos fazem acreditar num mundo melhor”.

O Scratch4all nas escolas é desenvolvido no âmbito do instrumento de financiamento “Parcerias para o Impacto” e congrega, além do Município, a Inova-Ria – Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro e o CASPAE- Centro de Apoio Social como entidades promotoras. O projeto é constituído por três vertentes: o Scratch On Road, que engloba sessões de linguagem de programação Scratch para os alunos do 4.º ano do Concelho; o Laboratório de Programação e Robótica, um espaço de criatividade e inovação situado na Biblioteca Municipal, que promove oficinas práticas com vários jogos e equipamentos tecnológicos; e a plataforma digital, com conteúdos abordados nas aulas de programação, que permitem a consolidação das aprendizagens a partir de casa.

Para Catarina Mendes, Vereadora da Educação, a Rede de Inovação em Educação de Albergaria-a-Velha promove a inclusão, o desenvolvimento de melhores competências e a empregabilidade. O apetrechamento das escolas com recursos tecnológicos, a criação de espaços de inovação e criatividade, bem como a promoção de formas alternativas de aprendizagem, com a capacitação da comunidade educativa, permitem preparar os alunos para os desafios do futuro, dotando-os das competências necessárias para o sucesso e a realização pessoal no mercado de trabalho do século XXI.

No final do seminário, procedeu-se à entrega dos prémios para os melhores projetos desenvolvidos no âmbito das sessões Scratch On Road. As duas menções honrosas, com um prémio monetário de 50 euros, foram atribuídas à Escola Básica de Albergaria-a-Velha e à Escola Básica do Souto. O 2.º Premio (150 euros) foi para a Escola Básica do Campo e o 1.º Prémio (250 euros) foi arrecadado pelo Centro Escolar de Alquerubim. Todas as escolas distinguidas receberam, ainda, um robô.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

64 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Albergaria-a-Velha - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Albergaria-a-Velha

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.