Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Santa Comba Dão recebe Workshop Os Incêndios Rurais na Primeira Pessoa: a importância da experiência directa

O Auditório Municipal recebeu, a 15 de junho, o Workshop  "Os Incêndios Rurais na Primeira Pessoa: a importância da experiência directa".  Nesta iniciativa, que contou com a abertura da vice-presidente do Município, Catarina Costa, foi promovida a  partilha de testemunhos sobre a experiência dos fogos extremos que têm vindo a ocorrer nos últimos anos no nosso país, com destaque para os incêndios de junho e outubro de 2017, o último dos quais  assolou, de forma dramática, o concelho de Santa Comba Dão.

A iniciativa foi desenvolvido no âmbito do projeto científico AVODIS - “Compreender o contexto social do Portugal rural para implementar ações sociais de modo a prevenir incêndios catastróficos”, tutelado pela Professora Doutora Fantina Tedim, coordenadora científica do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território - Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O objetivo da equipa - constituída ainda por Diogo Pinto, Fernando Correia e João Barreiros - foi propiciar o cruzamento entre o conhecimento científico  e empírico, de modo  "para trazer à  população a informação necessária e criar  medidas efetivas de prevenção e de mitigação" dos incêndios. 

A  vice-presidente, Catarina Costa destacou a importância deste debate - co-organizado pelo Município - e do projeto  que lhe deu origem, sublinhando o impacto dos grandes fogos de 2017 em toda a comunidade e em cada um dos seus membros. Também Fantina Tendim fez sobressair o impacto humano dos incêndios, referindo que é essencial estarmos cada vez mais preparados, uma vez que - muito devido às alterações climáticas - os de caráter extremo serão mais frequentes no futuro. A coordenadora referiu ainda o livro "A Dimensão Social dos Incêndios Florestais",  que retrata e adensa o estudo sobre o contexto em debate.

Para partilha sobre a experiência direta dos incêndios, foram convidados pelo projeto AVOIDIS, Ana Gomes da União de Freguesias de Treixedo e Nagozela, José Augusto Sousa, anterior presidente da União de Freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro, José Figueiredo, habitante de Cagido, e António Mourão, em representação do concelho de Góis.

Os participantes falaram, na primeira pessoa,  sobre o impacto dos incêndios, enquanto indivíduos e membros da comunidade, traçando um retrato enquadrador da luta contra o fogo e da recuperação pós-tragédia, sempre com o foco na dimensão humana dos acontecimentos. 

Seguiu-se um debate enriquecedor com o público, composto por representantes vários Municípios, estudantes, bombeiros voluntários, funcionários municipais e comunidade em geral.

  $(document).ready(function () { var owlGallery = $(#gallery .owl-carousel).owlCarousel({ margin: 5, lazyLoad: true, lazyLoadEager: 0, autoWidth: true, autoHeight: false, nav: false, dots: true, //navText: [, ], onLoadedLazy: function () { owlGallery.trigger(refresh.owl.carousel); }, onInitialized: function () { var maxW = $(#gallery .owl-carousel .owl-stage-outer).width(); $(#gallery .owl-carousel .item.owl-height).css(max-width, maxW + px); }, onResized: function () { var maxW = $(#gallery .owl-carousel .owl-stage-outer).width(); $(#gallery .owl-carousel .item.owl-height).css(max-width, maxW + px); }, onRefreshed: function () { console.log($(#gallery .owl-carousel).find(.owl-stage).width()); $(#gallery .owl-carousel).find(".owl-stage").width($(#gallery .owl-carousel).find(".owl-stage").width() + 1); } }); });




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

54 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Santa Comba Dão - VER TODAS

Desfile de Rebanhos 2022

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Santa Comba Dão

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.