Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Descobrir e Experienciar a Ria: experiências culturais, naturais e náuticas num único evento

De 24 a 26 de junho, a Estação Náutica (EN) de Estarreja promove um fim de semana com experiências gratuitas para que todos possam usufruir e desfrutar da beleza da ria. Com coordenação da Câmara Municipal, da programação da 2.ª edição do “Descobrir e Experienciar a Ria”, que volta a contar com o apoio de diversos parceiros, destaca-se a inauguração das obras de Reabilitação do Cais da Ribeira da Aldeia, em Pardilhó, agendada para o dia 25, às 15h. 

Isabel Simões Pinto, vereadora da Cultura e Eventos, nota que “com passos curtos e com o envolvimento empenhado de todos os parceiros, temos vindo a trilhar um caminho seguro e essencial para a promoção e a qualificação de uma oferta turística integrada no município de Estarreja, valorizando o património natural e cultural, particularmente todas as tradições e atividades ligadas à Ria.” A edição deste ano, centrada no polo de PardilhóRibeira da Aldeia, mas também com atividades no polo de Salreu – Esteiro de Salreu, “virá, seguramente, contribuir para a consolidação deste caminho”, enalteceu a autarca. 

Diversidade e inclusão: uma iniciativa pensada para todos

O primeiro dia do evento, 24, quebrará barreiras proporcionando atividades náuticas acessíveis e adaptadas aos idosos ou visitantes com deficiência ou com necessidades especiais, com o objetivo de promover a sua inclusão social. Tudo isto é possível com a colaboração da ANDDI – Associação Nacional de Desporto para Deficiência Intelectual, e dos parceiros da EN (Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes, Picapeixe, Power2flly, Terra D’Agua, Tirraat e Águas do Centro Litoral - Grupo Águas de Portugal). 

A Estação Náutica de Estarreja vem potenciar a frente lagunar do nosso território, banhado pelos braços da Ria, para a prática de desportos náuticos, aliado à contemplação da beleza do nosso património natural. Neste âmbito, Isabel Simões Pinto realça que "tornar os desportos náuticos na Ria acessíveis a todos é um dos nossos desígnios, contribuindo para a inclusão social de centenas de jovens e adultos, e este ano também de idosos, com necessidades especiais e/ou com problemas de mobilidade, que podem praticar exercício físico na água e em contacto com a natureza. Esta é mais uma forma de promovermos a igualdade na nossa comunidade, prevenindo e combatendo todo o tipo de discriminação que resulte de fatores como a idade ou a deficiência, em estreita articulação com a ANDDI e com os diversos parceiros da EN, que têm um papel essencial nesta componente, proporcionando momentos felizes a todos os participantes."

Dois dias. Inúmeras atividades náuticas e culturais.

O convite está lançado. Pegue na família e nos amigos com destino à EN de Estarreja. Ver do céu as paisagens únicas da ria ou passear de bicicleta ou de veículo elétrico, admirando a biodiversidade deste local único; visitar exposições e estaleiros ou participar em workshops que enaltecem a decoração do moliceiro, são algumas das experiências para observar, sentir, viver e colecionar.

EN de Estarreja é uma das 24 existentes no país

O Município tem vindo a apostar na preservação das tradições, das memórias e das atividades ligadas à Ria, criando produtos turísticos ligados ao património natural e cultural, afirmando a Estação Náutica de Estarreja como elemento de valorização do território e impulsionador de uma oferta turística náutica qualificada e distintiva. 

A Estação Náutica de Estarreja divide-se em dois polos: na Ribeira da Aldeia, Pardilhó, e onde está localizado o Centro de Interpretação de Construção Naval, e o Cais do Esteiro de Salreu, onde se situa o Centro de Interpretação Ambiental da BioRia.

Em Portugal existem 24 estações náuticas certificadas, oito das quais no Centro de Portugal.

Todas as atividades são de acesso gratuito, mas sujeitas a inscrição obrigatória e prévia.

Consulte a programação completa




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

56 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Estarreja - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Estarreja

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.