Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Projeto “Saberes e Sabores Tradicionais” apresenta-se a produtores em Beja

"Saberes e Sabores Tradicionais – Qualificação dos Produtos Locais para os Desafios do Presente e do Futuro" é o projeto promovido pelo Município de Almodôvar em parceria com o NERBE/AEBAL - Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral. Através desta parceria pretende-se promover a competitividade dos produtos locais e qualificar as PME’S da região, assegurando as especificidades e autenticidade dos seus produtos e potenciando a sua visibilidade e posicionamento na cadeia de valor e nos mercados.

O arranque dos trabalhos foi assinalado com uma sessão de apresentação, mostra e degustação de produtos que decorreu no passado mês de maio em Almodôvar. O projeto mostra-se agora a PME’S e produtores em Beja, numa sessão idêntica agendada para as 16h30 do dia 15 de junho, no edifício do NERBE/AEBAL.

"Saberes e Sabores Tradicionais" irá trabalhar com as PME da região em torno de um conjunto de produtos de base local selecionados pelas suas particularidades produtivas e pela sua ainda fraca implementação no mercado, a saber, a Água Mel, o Medronho (fruto em fresco e aguardente), o Queijo de Cabra (fresco e curado), o Bolo Chibo e as Costas Alentejanas.

Além da realização destas sessões, o projeto prevê o mapeamento das empresas e produtos, a elaboração de referenciais de produção e comercialização dos produtos de base local selecionados, a edição de um guião que servirá de base à definição de eventuais soluções e estratégias para o seu futuro posicionamento nos mercados e a identificação de áreas com potencial para a inovação.

Como refere António Bota, Presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, todas as ações do “Saberes e Sabores Tradicionais” pretendem “ajudar os empresários e produtores locais a tornarem-se mais competitivos no mercado, pugnando para que algumas das tradições portuguesas ligadas à nossa gastronomia e confeitaria não se percam, já que, na maior parte dos casos, são receitas locais que passam de pais para filhos, mas que fazem parte do património cultural e gastronómico do Alentejo, do nosso país, e que importa proteger e acompanhar, além de promover a competitividade de micro e pequenas empresas”, refere António Bota, presidente da Câmara Municipal de Almodôvar.

"Saberes e Sabores Tradicionais – Qualificação dos Produtos Locais para os Desafios do Presente e do Futuro" conta com o financiamento do ALENTEJO 2020. Alie-se a este projeto e prepare o seu negócio para os desafios do presente e do futuro! Contacte-nos e saiba como o podemos ajudar, ligue 268 660 600 ou envie e-mail para o endereço geral@cm-almodovar.pt.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

55 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Almodôvar - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Almodôvar

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.