Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Celorico de Basto sensibiliza para doenças cardiovasculares

As técnicas da Unidade Móvel de Saúde de Celorico de Basto estiveram hoje, 18 de maio, no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa a promover uma ação de sensibilização sobre doenças cardiovasculares, junto de alguns idosos que integram o programa Celorico a Mexer.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte, havendo fatores de risco comportamentais que quando alterados podem diminuir consideravelmente o surgimento de dessas mesmas patologias e nesse sentido é “importante sensibilizar a nossa população para ter mais cuidado com o coração, é preciso ensinar e aumentar a literacia para a saúde e motivar para uma alimentação saudável, prática do exercício físico e sobretudo uma boa vigilância médica, nos cuidados de saúde primários. A plateia de hoje tem mais riscos de problemas cardiovasculares pela idade e doenças associadas” disse a técnica da UMS, Daniela Silva.

De facto, a plateia presente nesta ação são idosos que integram o programa Celorico a Mexer uma parceria que a coordenadora de ação social e saúde do Município, Helena Martinho, olha com muito interesse. “O Celorico a mexer não é apenas uma atividade lúdica, recreativa e de lazer, é um serviço que aborda todo o tipo de informação útil que possa ser benéfica para o dia-a-dia das pessoas. Aproveitamos esta ação integrada na campanha do mês do coração da Unidade Móvel, e sendo as doenças cardiovasculares as de maior incidência no nosso concelho, para ensinar e aconselhar as pessoas para o estilo de vida e sinais de alerta, sendo mais uma forma de apoiar estas populações ao aumentar a sua literacia para a saúde”.

Conceição Pereira, utente do Celorico a Mexer, disse-nos que estas ações “são muito importantes para nos ensinar a ser mais ativos e a ter comportamentos saudáveis para a nossa saúde, eu faço natação duas vezes por semana por indicação médica e faço as aulas de ginástica do Celorico a Mexer mas se soubesse que me fariam tão bem já teria começado as aulas há muito mais tempo”.

A ação designada “o seu coração” abordou várias temáticas, desde doenças cardiovasculares, fatores de risco das doenças cardiovasculares, ateroscleróticas (ataque cardíaco e AVC), prevenção das doenças cardiovasculares (controle da tensão arterial, colesterol e triglicerídeos, prevenção da diabetes, manter um peso saudável, fazer uma alimentação amiga do coração, controlo do stress, higiene do sono, evitar tabagismo…).

Para a vereadora da Ação Social e Saúde do Município, Maria José Marinho, estas campanhas são importantes porque “temos uma população idosa significativa e reconhecemos que a prevenção é essencial. Uma sensibilização para a prevenção efetivada pelos profissionais de saúde que dão conselhos, informam para os sinais de alerta, esclarecem para os cuidados de saúde primários porque quando se trata de coração é preciso agir por antecipação e nesse sentido, perceberem os comportamentos que devem adotar”.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

55 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Celorico de Basto - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Celorico de Basto

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.