Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

PICIE Alunos da Região de Leiria ultrapassam metas propostas, nos resultados escolares 2020/2021

PICIE | Alunos da Região de Leiria ultrapassam metas propostas, nos resultados escolares 2020/2021

Apresentação pública dos resultados

No âmbito do Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PICIE) decorreu, esta manhã, no Teatro Miguel Franco (Leiria) a apresentação pública dos resultados das intervenções das Equipas Multidisciplinares, no ano letivo de 2020/2021.

Uma equipa de Investigadores da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra elaborou o relatório técnico de avaliação dos resultados da atividade LEIRIA TEAM “Sim, (juntos) somos mais capazes! - Equipas Multidisciplinares, no qual se destaca uma redução de 9,36% do número de insuficientes no 1º CEB, embora na área curricular da Matemática, exista um aumento do número de menções de insuficiente, que se julga relacionado com o confinamento das crianças e o processo de aprendizagem online, motivados pela pandemia que estamos a viver, mas também pelas dificuldades das famílias no acompanhamento desta matéria.

Relativamente à retenção efetiva, das 48 crianças em risco de retenção no 1o período e das 38 crianças em risco de retenção no 3o período, apenas 27 ficaram efetivamente retidas, o que representa um decréscimo de 29%, resultado que ultrapassaram em 4% a meta estabelecida em sede de candidatura pela CIMRL (redução de 25% da taxa de retenção e desistência nos anos curriculares abrangidos).

A CIM Região de Leiria apresenta-se, nos dados oficiais nacionais partilhados pelo Prof. José Verdasca, Coordenador da Estrutura de Missão da Promoção do Sucesso Escolar, com valores abaixo da média nacional e até regional, sobretudo na disciplina de Português, que em 2020/2021 (1o ano do 1o CEB), apresentou uma taxa de menções de Bom/Muito Bom na ordem dos 75% (Nacional = 71% e Região Centro = 74%).

O PICIE, implementado desde 2017 pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, em parceria com os 10 municípios associados, define-se como um programa integrado de intervenção comunitária, orientado para prevenir o insucesso escolar e promover a qualidade das aprendizagens das crianças a frequentarem o ensino pré-escolar e o 1o CEB e tem como objetivo a definição de um modelo de monitorização da intervenção, assente em indicadores quantitativos e qualitativos, que evidenciem o alcance das metas de implementação e os resultados previstos permitindo, deste modo, a criação de um projeto científico assente em pressupostos sólidos de investigação e útil para toda a comunidade educativa envolvida.

Este projeto mobiliza, um total de cerca de 13.131 crianças e alunos do PE e do 1o CEB e conta com um leque mais vasto de atividades, nas áreas da educação para a saúde e bem- estar, educação para o património e multiculturalidade, inclusão social, igualdade de género, ciências, ambiente, artes, entre outras.

A rede de equipas multidisciplinares da Região de Leiria é constituída por 37 técnicos(as) nas áreas da psicologia, terapia da fala, mediação, nutrição, psicomotricidade, educação e sociologia, que trabalham de forma integrada e articulada, quer entre si, quer com outras equipas já constituídas nas escolas públicas dos 21 agrupamentos que fazem parte da Região de Leiria.

O “Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria” resulta de uma candidatura da CIMRL ao Programa Operacional Centro 2020, e tem o apoio do Fundo Social Europeu.

 

Leiria, 19 de janeiro de 2022Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

65 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Marinha Grande - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Marinha Grande

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.