Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Visite o PASM e o Borboletário!

 

O Parque Ambiental de Santa Margarida é um espaço lúdico-pedagógico com cerca de 6 hectares, localizado na freguesia de Santa Margarida da Coutada, concelho de Constância.

Proporcionamos aos visitantes uma proximidade com a natureza, podendo desfrutar de momentos de lazer e dispondo de informação e atividades relacionadas com o ambiente e a natureza. Qualquer visitante pode, simplesmente, usufruir do espaço individualmente ou em convívio com a família e amigos, ou então realizar atividades adaptadas aos diversos públicos.

O Borboletário Tropical, situado no interior do Parque Ambiental, que reabrirá ao público no próximo dia 18 de abril, é um espaço onde recriamos as condições de um ambiente quente e húmido próprio dos trópicos. Aqui voam várias espécies de borboletas, permitindo ao visitante um contacto direto com estes magníficos insetos.

No Parque Ambiental tem ao seu dispor diversos equipamentos, dos quais destacamos a ecoteca (constituída pelo espaço internet, centro de documentação ambiental, posto de leitura da biblioteca municipal, exposições, laboratório, auditório e loja), Borboletário Tropical, parque de merendas, campo de jogos, ginásio ao ar livre, parque infantil, anfiteatro ao ar livre, torre de observação, jardim de plantas aromáticas e medicinais e módulos didáticos para exploração de temáticas ambientais.

Os visitantes têm como atividades disponíveis a exploração de circuitos de interpretação ambiental, visitas guiadas ao Borboletário Tropical, visitas guiadas ao jardim de plantas aromáticas e medicinais, passeios pedestres interpretativos e atividades específicas para o público escolar.

Cientistas, alunos e professores das escolas, famílias com ou sem crianças, turistas, todos têm no Borboletário um universo especial, verdadeiramente exótico, onde podem observar diversas espécies de borboletas tropicais, incluindo algumas de dimensões consideráveis, todas de uma beleza indizível.

Entrar no Borboletário é ter a sensação que, de repente, os trópicos vieram de visita ao Parque Ambiental para nos pôr diante dos olhos um mundo de maravilha.

Sabia que... no Borboletário Tropical

pode observar borboletas durante todo o ano ? ...

pode observar todas as fases do ciclo de vida das borboletas ? ...

o tempo médio de vida de uma borboleta é cerca de 3 semanas ? ...

Sabia que... o Parque Ambiental

se situa no antigo leito do rio Tejo ? ...

permite observar algumas espécies de animais em plena liberdade ? ...

é povoado por muitas espécies vegetais, grande parte delas autóctones ? ...




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

41 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Constância - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Constância

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.