Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Passadiços do Pulo do Lobo

A Câmara Municipal de Serpa deliberou, na sua reunião de 5 de janeiro de 2022, a resolução imediata do contrato com a empresa que estava a construir os Passadiços do Pulo do Lobo. Uma decisão que tem por base o não cumprimento do contrato, em vários aspetos, nomeadamente na falta de qualidade dos trabalhos realizados, o incumprimento contratual e os permanentes atrasos nos prazos de execução da obra.

Recordamos que o contrato foi assinado a 7 de maio de 2019, e volvidos quase dois anos, a obra continua por concluir. A empresa que venceu o concurso público pediu por diversas vezes extensão dos prazos, alegando dificuldades na entrega de materiais provocadas pela pandemia. Contudo, o serviço de fiscalização da autarquia foi sempre acompanhando a obra, tendo reportado várias inconformidades.

Resta agora à empresa cessar de imediato a execução de trabalhos e encerrar o estaleiro de obra. A autarquia poderá agora pedir indeminização devida pelo incumprimento e pelos prejuízos que terá que suportar para que a obra seja concluída, nomeadamente com o lançamento de novo procedimento.

Recordamos que o projeto previa a construção de três troços pedonais: uma escadaria com cerca de 300 degraus que desce a encosta em ziguezague através de patamares de descanso que funcionam como miradouros, e dois passadiços de madeira, em sentidos opostos ao longo da margem esquerda do rio. A estrutura deverá ter três zonas de estadia, com miradouros sobre o Guadiana, e duas pontes, uma delas sobre a ribeira do “beco do pulo”.

Com a criação dos Passadiços do Pulo do Lobo, o Município de Serpa pretende criar uma estrutura de apoio à valorização e visitação do sítio do Pulo do Lobo, tornando acessível e confortável o acesso pedonal e permitindo o desfrute da margem do rio Guadiana nas imediações da cascata.

Para além dos passadiços de madeira, serão também instaladas sinalética e estruturas interpretativas e informativas do espaço envolvente, visto que para além de melhorar as condições de fruição do espaço pelo visitante, pretende-se informar e sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral, visitantes e turistas para a temática da conservação e preservação da natureza, incindindo sobre a riqueza natural, ambiental e paisagística do Parque Natural do Vale do Guadiana.

A operação “Passadiços do Pulo do Lobo”, candidatada ao Alentejo 2020, foi aprovada pelo valor de investimento de 401 102,91 euros, sendo comparticipada pelo fundo da União Europeia FEDER, no montante de 340 937,47euros.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

198 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Serpa - VER TODAS

Alteração da circulação

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Serpa

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.